O mais conhecido é o sistema de cavernas Postojna, o mais longo da Europa, descoberto por um entusiasta amador há dois séculos. O sistema Postojna estende-se por 24 quilómetros e permitiu descobertas valiosas para biólogos.

Glazar sid Postojna é uma das cavernas mais ricas do mundo "em formações de calcário, com uma densa concentração de estalactites, colunas, pilares", explica o guia local Stanislav Glazar.

A caverna, situada a cerca de 50 quilómetros ao sul da capital Ljubljana, também abriga o primeiro comboio turístico de cavernas do mundo, que começou a transportar visitantes em 1872.

Noutros lugares da região de Karst, os sistemas de cavernas são de interesse histórico, cultural e até extraterrestre.

O dramático castelo Predjama foi construído numa entrada de uma caverna para dificultar o acesso e fornecer uma rota de fuga através de um poço na face da rocha.

A caverna Vilenica, que os eslovenos exploram desde 1633, é conhecida pelo prémio literário homónimo anual concedido no seu interior.

E foi no sistema de cavernas Skocjan que a Agência Espacial Europeia enviou alguns astronautas para preparem-se para a vida no espaço.

Percorra a galeria de fotos e descubra imagens deste património natural fora de série.