O perfil da costa entre Otranto e Santa Maria di Leuca, extremo sul do Adriático Salento, é um dos mais marcantes de toda a Apúlia. Aqui não existem praias de areia, mas sim rochas e recifes com vista para um imenso mar azul-cobalto. É também aqui que se escondem tesouros como Marina Serra, uma das mais belas piscinas naturais de Itália.
Marina Serra tem a forma de uma lua crescente e as suas águas transparentes, cercadas por paredes rochosas, são animadas por bonitos jogos de luz e sombra, que lhes conferem uma tonalidade diferente consoante a hora do dia.
Graças a uma escadaria talhada nas rochas, a praia é bastante acessível, até a famílias com crianças, pois a água é pouco profunda.
Existe também uma rampa de metal que permite um acesso fácil e seguro para entrar e sair da água. Ideal para crianças mais pequenas ou pessoas que não sabem nadar, pois podem simplesmente utilizar a rampa para aceder ao local onde a água é pouco profunda e extremamente calma.
Convém, porém, ter em atenção que o fundo do mar é irregular. Usar calçado apropriado para andar dentro de água e não se magoar nas rochas é essencial.
Outro ponto de interesse de Marina Serra é a Torre Palane, uma sentinela de pedra construída com blocos de arenito, que hoje é o símbolo da pequena enseada.
Como chegar a Marina Serra
O aeroporto mais próximo desta maravilha natural é o aeroporto de Brindisi que fica a cerca de 39 quilómetros de Lecce.
A partir de Lecce a forma mais fácil de chegar a Marina Serra é de carro. Se chegar a uma hora de maior movimento, pode passar algum tempo a tentar encontrar um lugar para estacionar, mas se não se importar de fazer uma curta caminhada, basta virar à esquerda para a Via Carlo Mirabello, depois de descer a colina, e estacionar mesmo no final da estrada.
De transporte público pode demorar um pouco mais, mas também é possível chegar a Marina Serra apanhando um comboio de Lecce para Tricase e depois de Tricase outro autocarro (nº446) em direção à piscina natural. Esta viagem de autocarro leva cerca de 20 minutos e funciona em três horários: uma vez de manhã, outra à tarde e uma última à noite.
Quando visitar
Se visitar Marina Serra em setembro ou no início de outubro poderá ter a sorte de escapar às multidões deste popular destino.
Chegue antes das 9h00 para reivindicar um lugar privilegiado durante os meses de verão ou pouco antes do pôr do sol quando a maioria das famílias já partiu.
Comentários