
De acordo com as análises da Locksmith Dartford, as superfícies de um quarto de hotel médio apresentam mais bactérias do que a maioria das casas, aviões ou até escolas. E os números chocam: chuveiros de hotel podem conter até 25.000 vezes mais bactérias do que a sanita, enquanto as banheiras acumulam 60 vezes mais.
Eis os cinco locais mais críticos (e o que pode fazer para melhorar a limpeza):
1. Colchas e almofadas decorativas
Ao contrário dos lençóis, que são trocados entre estadias, as colchas, mantas e almofadas decorativas raramente são lavadas — e podem passar semanas ou até meses sem qualquer higienização. Apesar de não estarem em contacto direto com o corpo, acumulam pele morta, saliva seca e outros fluidos dos hóspedes anteriores.
Sugestão: Remova-os da cama assim que entrar no quarto. Se possível, leve uma fronha de viagem ou use um spray desinfetante para tecidos.
No Reddit, um funcionário de hotel explica que a maioria dos hotéis só lavam os lençóis. "Num dos hotéis onde trabalhei, só lavavam se estivesse visivelmente sujo. No atual, os edredões castanhos nunca, mas nunca são lavados".
2. Comando da TV e telefone
Estudos revelam que superfícies de contacto frequente como comandos e telefones acumulam vírus da gripe, E. coli e até matéria fecal. Uma análise encontrou bactérias causadoras de infeções respiratórias e gastrointestinais em hotéis de três estrelas — e ainda mais em estabelecimentos de quatro e cinco estrelas.
Sugestão: Passe uma toalhita antibacteriana nos comandos e telefone antes de os usar. Para maior segurança, envolva o comando num saco de plástico transparente.
3. Casa-de-banho
Por mais reluzente que pareça, o duche do hotel pode ser um foco de bactérias, incluindo a Legionella, responsável pela Doença dos Legionários. Um estudo identificou uma quantidade de bactérias 25 mil vezes superior à de uma sanita. Cortinas de banho e banheiras não ficam atrás.
Sugestão: Antes de tomar banho, deixe correr água quente por um minuto. Vai utilizar a banheira? Faça uma limpeza rápida com gel de banho e use toalhitas desinfetantes nas superfícies antes de se instalar.
4. Baldes de gelo
Embora práticos, os baldes de gelo podem ser utilizados para fins menos nobres — como "recipientes improvisados" após uma noite exagerada. Pior: muitos são apenas enxaguados entre estadias.
Sugestão: Peça um forro de plástico ou traga o seu. Melhor ainda, opte por gelo embalado vindo diretamente do bar do hotel.
5. Cafeteiras e copos de vidro
O pequeno-almoço no quarto pode vir com um extra indesejado. As cafeteiras raramente são limpas a fundo, acumulando bolores, leveduras e bactérias nas partes internas. O ambiente quente e húmido é um paraíso para microrganismos.
E, atenção, aos copos de vidro. Segundo relatos de staff de limpeza, é comum apenas passá-los por água no lavatório, adotando o mesmo pano que foi utilizado para limpar a casa de banho.
Sugestão: Leve uma chávena própria ou utilize apenas copos descartáveis fechados. No caso da cafeteira, opte pelo café do bar da unidade hoteleira, preparado com equipamento industrial devidamente higienizado.
Comentários