O Olho foi descoberto pelo realizador argentino Sergio Neuspiller quando sobrevoava a região em busca de um local para gravar um filme sobre o paranormal. A ilhota, com a sua forma perfeitamente circular, pareceu-lhe o cenário perfeito, mas quando Neuspiller voltou para conhecer melhor  a pequena ilha e perceber se ela servia para os seus propósitos, descobriu que a mesma havia se movido, girado em torno de si mesma.

Surpreso, decidiu imediatamente investigar o fenómeno e abandonar a ideia inicial de um filme, para fazer um documentário científico. 

O que causa o fenómeno

A ilhota tem o mesmo formato circular do lago onde está localizada e ocupa cerca de quatro quintos da superfície da água, o que faz com que a água do lago pareça muitas vezes uma lua crescente.

Os cientistas que tiveram oportunidade de estudar o fenómeno, atribuem o estranho movimento da ilha que gira continuamente, no sentido horário, em torno do seu eixo, à presença de grandes poços naturais que criam riachos capazes de movimentar a terra que constitui a ilhota. O Olho giratório parece colidir com a terra circundante, dando-lhe o empurrão de que necessita e causando o desprendimento e a erosão da restante porção porque o terreno localizado na superfície d’ Olho é muito sólido, o que não ocorre com a terra que circunda o lago que apresenta uma consistência mais lamacenta.

Tudo leva a pensar que o Olho nada mais é do que um reservatório de vegetação, uma formação que se desprendeu do terreno circundante e gerou uma ilha flutuante que é movimentada pelas correntes de água e pela influência do vento. 

El Ojo
créditos: Fotos: codigooculto.com

As teorias da conspiração

As teorias sobre o Olho são muitas e de todos os tipos. Alguns negam a ciência por trás da rotação e afirmam que este não é um fenómeno natural, mas sim um fenómeno sobrenatural ligado à vida alienígena, e que já serviu inclusive como pista de pouso para OVNIS. 

Outros dizem que a ilhota foi usada por nazis que se esconderam na Argentina após a 2ª Guerra Mundial, e outros ainda que a ilhota abriga entidades paranormais, pois muita coisa estranha acontece por lá.

Teorias à parte, a verdade é que os moradores da região já conhecem este fenómeno há muito tempo, mas sempre procuraram manter-se afastados da ilhota por acreditarem que ali vive uma antiga divindade.

O local foi comprovadamente um assentamento de índios Querandíes, etnia originária do nordeste da região dos Pampas. Nas margens do rio Luján, perto d’ Olho, encontram-se vestígios de cerâmica indígena e até de cemitérios índios.

El Ojo
créditos: Foto: https://media.urgente24.com

Como observar o fenómeno

O Olho está localizado a apenas 7 km da Reserva Natural Otamendi e a apenas 15 km da cidade de Campana, mas o fenómeno que causa estranheza e desconfiança pode igualmente ser observado de longe através das imagens de satélite do Google Earth tiradas em diferentes momentos, digitando “El Ojo” e as coordenadas: 34°15'07.8"S 58°49'47.4"W.

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e minha página de Instagram