Composta por uma série de dunas e colinas de aparência surreal, criada a partir da solidificação das cinzas derramadas pela intensa atividade dos vulcões circundantes — principalmente as cinzas do vulcão Blanco — o Campo de Piedra Pómez cobre uma área de mais de 25 quilómetros quadrados, a uma altitude que varia de 3.000 a 4.500 metros. 

É Área Natural Protegida desde 2012 e caracteriza-se pela aridez dos solos, pela grande amplitude térmica e pela escassa pluviosidade. 

Produto da erosão que aconteceu ao longo de milhares de anos, as mais de 5.000 formações de pedra-pomes aqui existentes são moldadas pelo vento forte que, como um talentoso artista, consegue esculpir obras-primas, únicas e surpreendentes.

Os principais destaques do Campo são Antofagasta, Robledo, Volcán Galán e La Alumbrera. A Lagoa Diamante, localizada aos pés do Vulcão Galán, também é imperdível por ser um conhecido refúgio para patos e flamingos.

Toda a paisagem da região parece alienígena, com os seus relevos em branco, rosa, ocre e amarelo, mais o preto das rochas vulcânicas e o azul turquesa da lagoa. Realmente parece algo saído de outro planeta.

O Campo de Piedra Pómez pode ser visitado?

O Campo de Piedra Pómez é uma área natural protegida, um lugar complexo e acidentado que deve ser visitado com segurança, de preferência acompanhado por um guia especializado que esteja equipado com um veículo todo-o-terreno 4x4 e uma garrafa de oxigénio portátil para ser usada na altitude, se houver necessidade. 

Uma vez no terreno, o carro fica estacionado e explora-se a pé. A caminhada tem vários circuitos, como "Gigantes de Piedra Pómez", "La Lagunita Escondida" e "Balcones de Laguna Purulla". A entrada no Campo é gratuita.

Como posso chegar até ao Campo de Piedra Pómez?

O local é acessível a partir da cidade de El Peñón, através da RP 43. Os melhores lugares para parar e tirar fotografias são Cuesta de Randolfo, Dunas de la Difunta e Laguna Blanca.

Chegar até El Penõn para visitar o Campo de Piedra Pómez não é muito fácil. Há voos diários de Buenos Aires até Catamarca (1h45 de voo), mas de lá é preciso alugar um automóvel, apanhar um autocarro ou ir numa excursão organizada para percorrer a província e ver as suas atrações.