De acordo com a plataforma Booking.com, houve aumento de 900% nos golpes de viagens nos últimos 18 meses, com a inteligência artificial (IA) a desempenhar um papel fundamental. As vítimas estão a perder cerca de 907 euros em média - um aumento de 4% em relação ao ano anterior - à medida que a IA ajuda a tornar as táticas dos esquemas mais sofisticadas.
Com a aproximação da Black Friday e da quadra natalícia, aumentam as pesquisas por viagens, assim, os especialistas da AIPRM compilaram uma lista das principais ameaças baseadas em IA que os viajantes devem observar nesta temporada de férias.
1. Sites falsos de reservas de companhias aéreas e hotéis
Graças à IA, os golpistas não precisam mais ser especialistas em tecnologia para criar sites convincentes que imitam plataformas legítimas de reservas de viagens. Muitas vezes a anunciar preços irresistíveis para voos e alojamentos, esses sites atraem viajantes com ofertas que parecem boas demais para perder. Depois de inserir os dados, os golpistas podem roubar informações pessoais e financeiras, deixando o utilizador com uma passagem para lugar nenhum e sem dinheiro.
Seja vigilante: cuidado com URLs suspeitos, pequenos erros de ortografia ou qualquer coisa que pareça estranha ao design ou às ofertas do site. Verifique novamente os canais oficiais e leia as avaliações verificadas antes de enviar informações pessoais. Regra geral, se uma oferta parece boa demais para ser verdade, provavelmente é.
2. Chatbots de IA que oferecem ofertas de viagens falsas
Os chatbots com inteligência artificial podem ser usados por golpistas para passar-se por representantes de atendimento ao cliente, oferecendo grandes descontos em voos, hotéis ou pacotes de férias. Esses bots podem solicitar informações pessoais confidenciais ou solicitar que os utilizadores paguem antecipadamente por viagens inexistentes.
Para evitar ser vítima, verifique todas as ofertas através de sites oficiais de viagens e evite fornecer informações de pagamento por meio de canais desconhecidos.
3. E-mails e mensagens de texto de phishing
Uma em cada cinco pessoas clica em e-mails de phishing gerados por IA, com 65% a serem induzidas a revelar informações pessoais através de campos de entrada em sites vinculados a esses e-mails. Os golpistas estão a usar a IA para criar conteúdo de phishing altamente convincente disfarçado de empresas legítimas. Imagine receber uma mensagem de texto ou e-mail a informar que o seu voo foi cancelado e, para evitar perder a reserva, você deve clicar num link e inserir os dados de pagamento imediatamente. A pressão para agir rapidamente pode levar a colocar informações financeiras.
Nunca clique em links suspeitos ou forneça informações confidenciais por meio de e-mails ou textos não solicitados. Sempre verifique o endereço de e-mail do remetente e tenha cuidado com qualquer comunicação que solicite detalhes pessoais. Em caso de dúvida, entre em contacto direto com a companhia aérea, hotel ou agência de viagens.
4. Avaliações de férias geradas por IA
As avaliações falsas de companhias aéreas geradas por IA dispararam 189%, enquanto a Tripadvisor sozinha sinalizou um recorde de dois milhões de avaliações falsas na plataforma no ano passado. Com o surgimento de ferramentas de IA como o ChatGPT, os golpistas agora podem gerar centenas de avaliações aparentemente genuínas e brilhantes, tornando mais difícil para os viajantes distinguir entre conteúdo real e fraudulento.
Para evitar ser enganado, verifique as avaliações em várias fontes e não confie apenas nas avaliações de sites de reservas de viagens. Em vez disso, verifique as plataformas de avaliação independentes e as redes sociais para obter feedback adicional. Preste atenção aos padrões - se um lugar tiver um número excecionalmente alto de avaliações extremamente positivas publicadas num curto período de tempo, é provável que seja um sinal de alerta de que foram gerados por IA ou "plantadas" por golpistas. Avaliações autênticas tendem a ser mais equilibradas, incluindo feedback construtivo.
5. Itinerários de viagem falsos e imagens geradas por IA
Embora muitos viajantes usem IA para ajudar a planear viagens, os golpistas também estão a aproveitar essa tecnologia para criar itinerários com aparência profissional projetados para enganar. Esses itinerários falsos geralmente apresentam pacotes de férias atraentes que prometem viagens inesquecíveis a um preço imbatível, com imagens geradas por IA usadas para promover atividades falsas. Depois de enviar um depósito ou pagamento integral, você pode descobrir que as férias dos seus sonhos não existem.
Para evitar estes esquemas, fique alerta quando receber ofertas que pareçam boas demais para ser verdade e verifique a fonte. Os itinerários gerados por IA, geralmente, contêm inconsistências subtis. Verifique se há detalhes ausentes ou incompatíveis e examine as fotos de perto - as imagens geradas por IA podem ter imperfeições como iluminação não natural ou áreas borradas.
Comentários