É importante saberes que o estilo e custo de vida nas duas ilhas é diferente.

Okinawa é uma ilha de praia com bom tempo o ano todo e onde podes fazer surf, scuba diving e ver baleias ou tubarões. É considerada uma blue zone porque existe uma maior percentagem de população a viver até aos 100 anos e sente-se uma harmonia pelas ruas. Já Tóquio e Osaka são sinónimo de caos. São metrópoles gigantes e há pessoas por todo o lado, tornando-se mais difícil absorver a cultura japonesa. Por outro lado, Quioto e Nara são duas cidades mais tradicionais e vale a pena dedicar mais tempo a conhecer este lado menos turístico do Japão.

Deixo-te algumas dicas importantes para saberes antes de marcares a tua viagem para o reino do Naruto.

Quando chegares, não levantes dinheiro no aeroporto ou nos ATMs de rua. Dá preferência às lojas de conveniência como o 7eleven ou FamilyMart e assim poupas mais de 5€ em taxas. Podes também aproveitar logo para instalar um ESIM da Airalo em vez de comprares um cartão SIM no aeroporto. Eu paguei 8.25€ por 10GB. Além disso, é importante andares sempre com dinheiro na tua carteira porque há muitos sítios que não aceitam cartão.

Já deves ter ouvido falar do JR Pass. Não vale a pena comprares este passe dos transportes porque os preços aumentaram como forma de combater o turismo em massa e não compensa utilizar. Em vez disso instala a app Suica e utiliza o contactless para andar no metro e autocarro.

Outra forma de poupares dinheiro, é instalares a app Mymizu para encontrares pontos de refill de água espalhados pelas cidades. E conheces as famosas lojas de conveniência? Se queres poupar dinheiro, não faças compras no 7eleven ou FamilyMart. Os preços dos produtos destas lojas são inflacionados e no MaxValu consegues os mesmos produtos por um preço reduzido.

Uma viagem pelo Japão
Quioto créditos: Rita Pereira

No geral, os japoneses não falam inglês por isso é comum utilizar o Google Translate e outras apps para comunicar com as pessoas. E nos restaurantes não fiques à espera que alguém te venha atender. Tens de chamar pela pessoa e fazer o teu pedido.

Existem também algumas regras culturais que é importante respeitares. Não comas ou bebas enquanto estás na rua ou nos transportes públicos. Isto também serve para falar ao telefone nestes espaços.

Outra regra cultural é que os japoneses fazem filas para tudo. Para entrar no metro, para subir as escadas ou para entrar em espaços fechados. Respeita estas filas porque o processo acaba por ser muito mais fácil e rápido.

Se és fumador, tem atenção aos sítios indicados onde se pode fumar. Mesmo ao ar livre, procura sempre pelos sítios onde é permitido fumares. Também existem casas de banho públicas espalhadas pelas cidades, metros e espaços públicos que são limpas e gratuitas e qualquer pessoa pode utilizar. Por último, não aches estranho não haver caixotes do lixo nas ruas. Guarda os papelinhos para meteres no lixo quando chegares ao hostel.

Com estas dicas todas, já estás apto para marcares as tuas próximas férias e aproveitares o Japão da melhor maneira.