Os Açores estão cada vez mais na boca do mundo e não é difícil perceber porquê: paisagens naturais virgens, gastronomia deliciosa e uma sensação geral de estarmos perante um dos grandes paraísos naturais do mundo. Cada uma das 9 ilhas que compõem o arquipélago tem algo especial para oferecer. Mas a verdade é que a Madeira, a “pérola do Atlântico”, também não deixa nada a desejar: apesar de mais explorada a nível turístico do que o arquipélago dos Açores, é igualmente dotada de uma grande beleza natural e de vários outros atrativos que fazem com que seja um dos destinos portugueses mais procurados por turistas de todo o mundo.

Vamos, então, a uma batalha de peso entre os dois territórios insulares de Portugal que devem fazer parte dos planos de qualquer viajante. Compare as duas regiões no nosso jogo interativo.

AÇORES

Paisagens Naturais

Lagoa das 7 Cidades | Ilha de São Miguel

Localizada no topo da Caldeira das Sete Cidades, na Ilha de São Miguel, a Lagoa das 7 Cidades é o maior lago de água doce do arquipélago dos Açores. É na verdade constituída por 2 lagoas, uma de água cor verde e outra de cor azul, a que está associada uma lenda que diz que as lagoas foram formadas pelas lágrimas de uma princesa de olhos azuis e de um pastor de olhos verdes.

Lagoa das 7 Cidades
Lagoa das 7 Cidades créditos: Joland Blog

Poço da Ribeira do Ferreiro | Ilha das Flores

Não há quem consiga ficar indiferente à beleza do Poço da Ribeira do Ferreiro, na Ilha das Flores. Das encostas da montanha é possível avistar dezenas de cascatas cuja água desliza em direção a uma lagoa que se forma no fundo. Apesar da caminhada a que são obrigados todos os que procuram visitar o local, vale muito a pena o percurso.

Poço da Ribeira do Ferreiro
Poço da Ribeira do Ferreiro créditos: Joland Blog

Algar do Carvão | Ilha Terceira

Considerado uma das 7 Maravilhas de Portugal, o Algar do Carvão, localizado na Ilha Terceira, está localizado no interior de um cone vulcânico com cerca de 90mt de altura, na caldeira Guilherme Moniz. No fundo do Algar encontra-se uma lagoa de águas transparentes, alimentada pela água das chuvas.

Algar do Carvão
Algar do Carvão créditos: Samuel Monteiro Domingues / Wikimedia Commons

Gastronomia

Lapas Grelhadas

Se há prato que não pode faltar numa visita aos Açores, este será as lapas grelhadas. Típicas também da Madeira, a diferença das lapas grelhadas nos Açores está na utilização de massa malagueta. O fresco sabor a mar e a dimensão das lapas fazem com que se torne num prato a repetir vezes e vezes sem conta.

Lapas grelhadas
Lapas grelhadas créditos: Joland Blog

Cozido das Furnas

Este é sem dúvida um dos pratos mais interessantes da Ilha de São Miguel. Não propriamente pelos ingredientes que contem, mas sim pela forma como é cozinhado. As panelas são colocadas dentro das fumarolas das Furnas, junto à Lagoa das Furnas, onde ficam por 5 a 7 horas até o cozido estar pronto. É um prato que deverá sempre ser encomendado com antecedência.

Cozido das Furnas
Cozido das Furnas créditos: David Stanley / Flickr

Alcatra

Este é um dos pratos típicos da Ilha Terceira. É difícil resistir aos fortes sabores da Alcatra de Peixe ou Carne, confecionado lentamente num pote de barro e cujo molho deverá ser absorvido por pedaços de bolo de assa sovada (pão doce).

Pontos de Interesse

Poça da Dona Beija | Ilha de São Miguel

Também conhecida por Poça da Juventude ou Poça do Paraíso, a Poça da Dona Beija é uma zona composta por 5 piscinas, cuja água tem origem numa série de nascentes de água férrea aquecida pela atividade vulcânica do Vulcão das Furnas.

Miradouro da Serra do Cume | Ilha Terceira

Do miradouro localizado no topo da Serra do Cume, na Ilha Terceira, encontra uma vista magnífica sobre os campos agrícolas da ilha, que se assemelham a uma manta de retalhos quando vistos de cima.

Serra do Cume
créditos: Who Trips

Fábrica de Chá Gorreana | Ilha de São Miguel

Localizada na freguesia da Maia, concelho de Ribeira Grande, na Fábrica de Chá Gorreana é possível ver as máquinas originais de 1840 que ainda se encontram em funcionamento, degustar os seus chás e apreciar a magnífica vista marcada pelo contraste entre o verde da plantação de chá junto à Fábrica e ao azul do Oceano Atlântico. Os chás Gorreana existem desde 1883 e são hoje considerados uns dos melhores chás do mundo.

MADEIRA

Paisagens Naturais

Cabo Girão

Classificado como o promontório mais alto da Europa, aqui tem acesso a um miradouro que lhe oferece vistas magníficas sobre as fajãs do Rancho e do Cabo Girão, sobre o oceano Atlântico e sobre os municípios do Funchal e de Câmara de Lobos.

Madeira
Cabo Girão créditos: Alice Barcellos

Cascata Garganta Funda

Localizada no Pedregal, na Ponta do Pargo, a Garganta Funda é uma cascata com cerca de 140 metros de altura. A melhor altura para visitar será na altura das chuvas para a encontrar no seu pleno esplendor.

Pico Ruivo

A 1861 metros de altitude, o Pico Ruivo é o ponto mais alto da ilha da Madeira, o terceiro mais alto de Portugal, e o local ideal para captar fotos perfeitas ao nascer ou ao por do sol, por cima das nuvens.

Pico Ruivo
Pico Ruivo créditos: VinceTraveller / Flickr

Gastronomia

Espetada

Um dos pratos mais típicos da Madeira, feito com base em carne tenra preferencialmente do Acém, Vazia, Alcatra ou Filete, temperada com alho esmagado e louro. É acompanhada por milho frito, bolo do caco e batata frita.

Bolo do caco

O bolo do caco é um pão de trigo habitualmente consumido como entrada ou como ingrediente principal. Feito com batata-doce que lhe dá o seu sabor adocicado, é cozido no caco, uma frigideira de pedra mole. Serve-se quente e barrado com manteiga de alho.

Bolo do Caco
Bolo do Caco créditos: Marco Verch / Flickr

Filete de peixe-espada com banana e molho de maracujá

Temperados com alho, sumo de limão, sal e pimenta, os filetes de peixe-espada (um peixe típico da Madeira) são habitualmente acompanhados por batata cozida e banana frita e regados com molho de maracujá.

Almoço na Fajã dos Padres
Peixe-espada com banana créditos: Alice Barcellos

Pontos de Interesse

Câmara de Lobos

Localizada a 5 kms do Funchal, a pitoresca vila piscatória de Câmara de Lobos é o “lar” da Poncha, a tradicional bebida madeirense composta por sumo de limão, mel e aguardente de cana de açúcar, e a sua beleza faz com que seja frequentemente usada como cartão postal da Madeira.

Vista para Câmara de Lobos
Câmara de Lobos créditos: Alice Barcellos

Curral das Freiras

Rodeada por enormes montanhas, o Curral das Freiras é uma pequena localidade situada no coração da ilha. Hoje em dia já existe um túnel de 2kms que dá acesso à localidade, mas os trilhos antigos ainda são bastante procurados por turistas que se deliciam com a experiência de os percorrer desde o topo das montanhas até ao Curral das Freiras.

Porto Moniz

Conhecida principalmente pelas suas piscinas naturais vulcânicas, muito populares durante o Verão, Porto Moniz é uma pequena vila localizada na ponta noroeste da ilha. O histórico Forte de São João Batista, datado de 1730, foi recentemente transformado num aquário com mais de 70 espécies que habitam as águas que rodeiam a ilha.

Piscinas Naturais de Porto Moniz
Piscinas Naturais de Porto Moniz créditos: Wikimedia Commons

LINKS ÚTEIS

Guia de Viagem Ilha de São Miguel
Guia de Viagem Ilha Terceira
Guia de Viagem Ilha das Flores

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.