Vale a pena ter em conta o arquipélago de Malta para umas férias, não só pelo seu legado histórico-cultural, mas também pela diversidade de atividades que se dirigem a diferentes tipos de públicos e preferências. Há atividades para os amantes da tranquilidade da paisagem marítima ou para os mais aventureiros, para os que preferem umas férias repletas de história ou para aqueles que só se querem divertir. Malta é o destino para todos e onde se pode fazer tudo.

Ainda tem dúvidas? Deixamos-lhe 10 coisas que pode fazer em Malta este verão:

1. Festa MTV em Malta

Um dos maiores espetáculos musicais do mundo elegeu, de novo, Malta como cenário. Isle of MTV anuncia este ano um alinhamento único com nomes como Jason Derulo, Hailee Steinfeld e Sigala. A celebração tem início a 27 de junho e até 1 de julho as propostas vão para além da dança e da diversão. Durante estes dias Malta será o epicentro da música mundial.

2. A não esquecer: Valetta é a Capital Europeia da Cultura

Descubra Valeta, a capital europeia da cultura em 2018
Descubra Valeta, a capital europeia da cultura em 2018
Ver artigo

Esta é uma das grandes apostas de Malta para este ano. No verão, em particular a agenda de grandes eventos exclusivos, é imparável: Não perca o Film Festival, o Festival Internacional de Arte e o Festival de Literatura Mediterrânea. Todas estas iniciativas contarão com a presença de especialistas da área e realizar-se-ão atividades que apelam à participação dos visitantes.

3. Refugie-se em Gozo

Gozo é um bom refúgio para mudar de ares e sentir a essência rural de Malta. A paisagem pitoresca inclui igrejas barrocas, casas rurais, fortalezas, belas áreas de pesca e impressionantes salinas, tudo isto tendo como pano de fundo as vistas deslumbrantes do Mediterrâneo. Aqui é possível encontrar o templo pré-histórico mais bem preservado do arquipélago: Ggantija. Há ainda, no meio desta sossegada ilha, uma vida cultural e noturna muito ativa, com atividades para todos os gostos.

4. Aprenda a mergulhar.

Malta ocupa o segundo lugar no ranking mundial e o primeiro no ranking europeu quando se trata de mergulho. Então, se sempre quis experimentar, mas ainda não teve oportunidade, este verão é o momento ideal para fazer algumas aulas em centros especializados e viver a incrível variedade de experiências subaquáticas. Com mais de 100 locais de mergulho, as Ilhas Maltesas são um paraíso criado pelos naufrágios, com barcos surpreendentes rodeados por uma biodiversidade única, bem como inúmeras falésias, grutas, cavernas, túneis e Canyons para explorar.

10 coisas a fazer em Malta este verão
Catedral de San Juan créditos: © viewingmalta.com

5. Rota Gastronómica de Malta

Para quem agradar o paladar é uma prioridade, Malta é uma boa opção. A sua variedade gastronómica combina sabores de diferentes culturas do mundo com um toque maltês que o diferencia do resto dos sabores mediterrânicos. Experimente os tradicionais pastizzi, saboreie um biz-zejt ftira, desfrute de uma bigilla incomparável, não perca o lampuki e não se esqueça de compartilhar com os seus amigos os pratos de entrada malteses. Sem dúvida, é uma oferta que cativa os amantes da boa comida.

6. Let’s speak English!

O verão é uma época que muitos aproveitam para aprender ou melhorar um idioma. Malta é um lugar ideal para mergulhar na língua inglesa e ser capaz de aprendê-la, não apenas nos excelentes centros de línguas credenciados, mas também nas ruas. Milhares de pessoas escolhem este destino porque é um dos poucos países verdadeiramente bilíngues.

7. Abrace o seu lado mais desportivo

A geografia de Malta permite praticar qualquer tipo de desporto. Além do mergulho, os mais aventureiros têm, em Gozo, uma ótima oportunidade de descobrir a ilha, percorrendo as suas variadas paisagens, onde a praia, a montanha e as impressionantes salinas se misturam. Malta oferece espaços muito especiais para corrida, bem como rotas para explorar os lugares mais enigmáticos de bicicleta. No verão, desperte o seu lado mais desportivo enquanto visita lugares que nunca imaginou conhecer.

10 COISAS A FAZER EM MALTA ESTE VER
Popeye Village créditos: © viewingmalta.com

8. Volte à infância

Os mais pequenos ou os adultos que adoram voltar à infância têm, em Malta, o lugar perfeito para se divertir. A Popeye Village é um canto de sonho onde poderá viver as aventuras deste famoso marinheiro. Conheça a fundo as suas personagens, as casas onde foi filmado o filme protagonizado por Robin Williams em 1980 e mergulhe nas águas do Mediterrâneo. A diversão não termina aqui uma vez que, no Playmobil FunPark, ainda tem a oportunidade de construir castelos e brincar com estas figuras emblemáticas, e até mesmo ser um deles, mascarando-se de pirata que cruza os mares num navio pitoresco. Aqui, divertir-se será o único objetivo.

9. Descubra parte da História da Europa

Malta: As riquezas escondidas na Co-Catedral de S. João
Malta: As riquezas escondidas na Co-Catedral de S. João
Ver artigo

A História de Malta é emocionante e é um capítulo muito importante no passado da Europa. Isso faz com que seja uma herança muito atraente para aqueles que gostam de investigar os factos, entrar em eventos e sentir as experiências dos nossos ancestrais. Em Valletta, uma visita obrigatória é o Palácio do Grão-Mestre, uma obra-prima do século XVI, onde poderá encontrar a fascinante Malta dos Cavaleiro, mas também a Catedral de San Juan, que é uma joia da cultura e religião da ilha (o seu pavimento deixará qualquer pessoa encantada). Ao caminhar por Mdina vibrará com uma cidade cheia de vida, a primeira capital de Malta. E não podemos esquecer As Três Cidades (Vittoriosa, Senglea e Cospicua), que permite descobrir uma abordagem autêntica do lado marítimo deste país.

10. Viva a festa em Malta

Por último, mas não menos importante, é imprescindível mencionar a vibrante vida noturna da ilha. Os malteses gostam de aproveitar a vida e de diversão, por isso, a festa é garantida durante todo o ano. Graças ao seu clima extraordinário, é muito comum ver bares e restaurantes com terraços à beira-mar em qualquer estação do ano, no meio de uma colagem de ritmos musicais diferentes. Valetta e St. Julians são dois dos locais com mais movida da ilha.

Malta, um segredo bem guardado do Mediterrâneo

Com 7.000 anos de história e um dos melhores climas da Europa, a duas horas de distância,  as Ilhas maltesas - Malta, Gozo e Comino - oferecem ótimas e variadas atrações. De sítios arqueológicos, declarados Património Mundial pela UNESCO a inúmeros cantos que foram escolhidos para filmar filmes como Troy, Gladiador, Munique, O Conde de Monte Cristo, Vicky, o Viking, Ágora ou a série Game of Thrones.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.