Existem dois trilhos para explorar no Parque Molinológico de Ul, em Oliveira de Azeméis, recentemente reabilitado. A Rosa e o Paulo contam mais sobre este "encontro mágico com a Natureza e uma série de surpresas ao longo do caminho".
A Rota Saber Fazer tem o seu epicentro no artesanato, na tradição e na memória, mas veste-se de modernidade e apresenta-nos, não só os artesãos, como a gastronomia e a arte de bem receber da Terra Quente de Trás-os-Montes.
Em abono da verdade, é provável que, ao longo do texto, liste mais de dez motivos, mas parece-me um bom número de partida. E, quanto à temporização, talvez o mais correto fosse escrever “sempre”, mas março é mês de Poesia em São João da Madeira. Haverá cidade mais bonita do que uma cidade poética?
Chamo-lhe visita, porque a Aldeia da Pena pode não representar uma viagem ou uma estadia, mas visitá-la - mesmo de passagem, entre paragens - pode ser desafiador e revelador.
Partimos à descoberta das “Receitas que contam Histórias” por algumas das belíssimas Aldeias Históricas de Portugal. Aldeias que se erguem para lá dos seus monumentos e nos levam a uma inesquecível «viagem sentimental» pelos «futuros» que têm para oferecer.
Oleiros, concelho da Beira Baixa, aposta no turismo rural, patrimonial e paisagístico para promover uma região que, em abono da verdade, se promove, em grande parte, pela genuinidade dos seus habitantes, sejam eles nativos ou estrangeiros.
Oleiros, município com dez freguesias, do distrito de Castelo Branco, não se rende às condições agrestes do território, à desertificação, aos incêndios, às acessibilidades questionáveis ou às difíceis condições da vida rural. Muito pelo contrário.
Sete é sempre um número mágico. Foi exatamente esse o número de municípios da região do Douro e Tâmega que se juntaram, na promoção de um produto que se estende para lá dos rios e que o mundo (finalmente!) começa já a conhecer e a apreciar.
A cidade de Lamego, associada, indubitavelmente, à escadaria monumental do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios é muito mais do que a “árdua e fascinante missão” de percorrer os 686 degraus.
Os 105 quilómetros deste caminho tornam-no ideal para quem não tem experiência de grandes jornadas a pé. A Rosa partilha as suas impressões do que viu e sentiu ao longo destes 5 dias.
Não é só a etapa 3 da Volta a Portugal 2022 que começa na Sertã. O início das férias também pode começar aqui, para preenchidos dias de aventuras e descobertas, entre natureza, património, cultura e gastronomia.