Marcus Hutchins ganhou notoriedade nos círculos de segurança cibernética por parar temporariamente o ataque de ransomware WannaCry em 2017 que atingiu centenas de milhares de computadores em todo o mundo e acabou por causar sérios danos a empresas de entretenimento, hospitais e funcionários do governo ao longo de vários anos.

Marcus passa agora algum do seu tempo a ensinar segurança cibernética no TikTok onde acumula mais de 200 mil seguidores. Num vídeo viral que já conta com mais de 16 milhões de visualizações, Marcus Hutchins ensina como encontrar câmaras secretas, escondidas em alojamentos.

O primeiro passo, de acordo com o vídeo, é verificar ao redor do quarto se há dispositivos que foram colocados em áreas onde possivelmente poderiam filmar algo. No vídeo, o exemplo usado é um detector de fumo colocado diretamente sobre a cama e um despertador ao lado da cama.

A próxima etapa envolve a verificação dos dispositivos para encontrar as câmaras. No vídeo, vários objetos foram equipados com pequenas câmaras para mostrar o quão pequenos esses itens podem ser. As câmaras podem ser detectadas ao apontar uma luz para o dispositivo, já que a lente da câmara irá refletir o azul, por exemplo, quando colocada diretamente sob uma lanterna.

Outra forma de alguém encontrar câmaras escondidas é procurar sensores infravermelhos, o que pode mostrar que uma câmara com visão noturna está no dispositivo. Os hóspedes também podem comprar dispositivos de detecção de RF (radiofrequência) para captar quaisquer sinais que os dispositivos possam estar a transmitir.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.