Segundo comunicado da plataforma, o plano tem como objetivo manter segura a comunidade de viajantes e anfitriões na Airbnb em Portugal. Conheça as principais medidas do plano:
Consolidação da proibição de festas
No final de 2019, a Airbnb começou a reforçar as medidas e proibiu as festas de "convite aberto" (ou seja, as que eram anunciadas nas redes sociais) e proibiu os anúncios que estavam especialmente posicionados para acolher festas numa base recorrente. Quando chegou a pandemia, a Airbnb anunciou uma proibição total como medida "em interesse da saúde pública". Agora, a empresa decidiu colocar a proibição nas políticas de alojamento da plataforma.
Segundo a empresa, desde a implementação da política em agosto de 2020, registou uma queda de 15% das denúncias de festas.
A política de proibição temporária de festas anunciada no verão de 2020 incluía um limite de ocupação de 16 pessoas, medida que foi motivada principalmente por preocupações com a COVID-19 em relação a grandes reuniões de pessoas. Como parte da política atualizada, e com base nos comentários de vários anfitriões que têm alojamentos que podem acomodar mais de 16 pessoas, a Airbnb irá remover este limite.
O que acontece a quem não respeitar a regra?
A regra continuará a prever graves consequências para os hóspedes que tentem violar estas políticas, desde a suspensão da conta até à remoção completa da plataforma. Em 2021, mais de 6.600 anfitriões em todo o mundo foram suspensos por tentarem violar a proibição de festas, lê-se no comunicado .
Tecnologia de reservas de alto risco
Para ajudar a combater festas e outros distúrbios para a vizinhança, a Airbnb lançou em Portugal, em novembro de 2021, a sua Tecnologia de Reservas de Alto Risco, como parte de um novo compromisso de recuperação do turismo saudável para Portugal. Esta tecnologia visa melhorar a capacidade da Airbnb de bloquear tentativas de reservar estadias que possam apresentar um risco elevado de certos tipos de festas perturbadoras, e ajudar a detê-las antes de começarem, considerando uma série de fatores em relação a determinadas reservas, como a data e a duração.
Apoio aos vizinhos e às comunidades locais
De modo a oferecer aos vizinhos uma linha direta de comunicação para a Airbnb para comunicar preocupações urgentes sobre um anúncio ou comportamentos de hóspedes na sua comunidade local, a Airbnb lançou a linha de Apoio ao Bairro em português. Embora a esmagadora maioria das estadias se realize sem problemas – e as emergências e incidentes de segurança devam ser comunicados às autoridades locais – a linha de Apoio ao Bairro tem como objetivo abordar tanto os distúrbios imediatos, tais como uma festa não autorizada em curso, como também possíveis questões a longo prazo ou recorrentes na comunidade. O serviço é operado pela Airbnb e permite aos vizinhos apresentar queixas sobre um anúncio através de um formulário online.
Deteção de ruído
Com o objetivo de promover o alojamento responsável, no final de 2021 a Airbnb lançou um programa em que distribui detetores de ruído pelos anfitriões em Lisboa. Através deste programa, um grupo de anfitriões de alojamentos inteiros em Lisboa poderá subscrever gratuitamente durante 12 meses o sistema de monitorização de ruído da Roomonitor.
Embora a simples presença destes dispositivos já possa servir de dissuasor, se os níveis de ruído excederem o limite estabelecido pelo anfitrião, poderão receber uma chamada e um alerta no seu telemóvel. Desta forma, os dispositivos ajudam a prevenir, monitorizar e resolver problemas de ruído, e facilitam uma mediação inicial com os hóspedes, tudo isto respeitando a privacidade, uma vez que os dispositivos não gravam nem transmitem nada para além dos níveis de ruído, garante a empresa.
Um guia para os hóspedes em Lisboa
Em maio, a Airbnb lançou o guia Bem-vindo a Lisboa para ajudar os anfitriões a interagir com os seus hóspedes com dicas de como viver como um local, e a respeitar os diferentes bairros e comunidades. Esta iniciativa é dirigida aos hóspedes que se encontram na capital portuguesa, quer estejam de visita por alguns dias ou permaneçam mais tempo enquanto trabalham e vivem na cidade. O guia contém informações relevantes fornecidas por anfitriões, como a utilização de transportes públicos, onde experimentar alimentos produzidos por empresas locais e como reduzir e reciclar o lixo, entre outros.
Portal da Cidade em Lisboa
A Airbnb dispõe ainda do Portal da Cidade em Lisboa, a primeira ferramenta da indústria para apoiar as autoridades turísticas da cidade com dados sobre os bairros. Esta ferramenta, de acordo com a empresa, ajuda os municípios a acompanhar a mudança dos padrões de viagem e manter ainda mais a economia gerada pelo turismo na plataforma.
Comentários