Antes de ir conhecer um alojamento, fazemos o “trabalho de casa”: pesquisamos sobre o lugar, vemos fotografias e espreitamos as redes sociais. Quando chegamos, somos sempre surpreendidos porque, felizmente, nenhuma imagem virtual pode substituir aquilo que vemos e sentimos quando conhecemos um novo sítio.

Ao cruzar os portões da Peso Village, fomos envolvidos pela floresta que nos acompanha na subida acentuada até chegarmos ao estacionamento. A primavera encarregou-se de pintar o cenário de verde, com as árvores frondosas a criarem jogos de luz e a tornarem o ambiente muito agradável. À nossa espera estava o Miguel que nos entregou as chaves e nos contou um pouco mais sobre o projeto.

A antiga quinta tem 40 hectares, 10 são ocupados por vinha e 30 por floresta. Desde 2020, são também uma unidade de turismo rural e este mês inauguraram novos alojamentos na propriedade. Todas as suites e casas estão integradas na natureza e o objetivo é ter um toque de requinte em cada uma delas.

Peso Village: natureza, vinhas e banheiras espetaculares
Vista geral da quinta créditos: Alice Barcellos

O conceito foi bem conseguido, principalmente, quando conhecemos algumas habitações e nos surpreendemos com as casas de banho.

No caso da suite que ficamos, a Carvalho, uma banheira de hidromassagem é a estrela da casa de banho, que tem muita luz natural e mesmo muito espaço - ideal para um momento de autocuidado. Nas outras suites também existem mais banheiras apetecíveis e instagramáveis, como é possível ver na galeria de fotos abaixo.

Cama king size confortável e uma cozinha completa eram outras das mais-valias da habitação que passamos a noite. Apesar de termos muito conforto no interior, a vontade era de sair e explorar o exterior. E foi o que fizemos.

Bem perto da nossa suite, estava a piscina interior aquecida através de painéis solares e um salão de jogos perfeito para estar em família ou com amigos. Mas, num belo dia de sol, foi a piscina exterior que nos chamou mais atenção: envolvida nas vinhas, com jardins de ervas aromáticas ao lado e uma borda infinita com uma vista desafogada.

Deixamo-nos ficar ali, por instantes, a aproveitar o silêncio, apenas quebrado pelos sons da natureza: o vento e o cantar os grilos.

Peso Village: natureza, vinhas e banheiras espetaculares
Piscina interior créditos: Alice Barcellos
Peso Village: natureza, vinhas e banheiras espetaculares
Piscina exterior créditos: Alice Barcellos

Numa curta caminhada, em que nos encontramos com a gata Mia e com um pavão, ficamos a conhecer outros espaços da quinta: a adega, onde é produzido o vinho verde Cacilda; a jacuzzi exterior, que pode ser usada a qualquer hora durante a estadia; e as indicações para dois trilhos, pela floresta e pelas vinhas.

Na manhã seguinte, o pequeno-almoço foi deixado à porta da suite numa charmosa cesta de piquenique, com pão fresco, croissants, bolo caseiro, sumo de laranja natural, iogurtes e frutas, além de café, chá e leite. Tudo o que precisamos para começar bem o dia.

Para quem se quer isolar do mundo e desfrutar da natureza, este é o lugar indicado. Há uma série de programas elaborados pela quinta, como um piquenique na propriedade ou uma prova de vinhos, não estivéssemos nós na região dos vinhos verdes.

Para quem procura um pouco mais de animação, a bela cidade de Amarante está a cinco quilómetros da Peso Village e tem muito para visitar. Estacionar o carro e descobrir o centro histórico a pé, pelas margens do Tâmega, é a melhor opção.

Da famosa igreja de São Gonçalo aos doces conventuais, porque não aproveitar para um roteiro mais alargado pela região? Motivos não faltam para conhecer os encantos da "princesa do Tâmega" e da Peso Village. E mesmo que não tenha nenhum, quando lá chegar encontrará muitos - pode partir sem fazer o "trabalho de casa".

O SAPO Viagens visitou a Peso Village a convite do alojamento