A cidade de Amarante tem múltiplos encantos que conquistam quem a visita. Seja pela sua longa história, marcada pelo heróico momento da defesa da ponte da Amarante na época das Invasões Francesas, pela sua bonita Igreja de São Gonçalo, pela sua tradição única de "puxar a corda" de São Gonçalo para "pedir casamento" ou, pela sua beleza natural, com o rio Tâmega a serpentear, existem vários motivos para visitar aquela que é conhecida como Princesa do Tâmega.
Se as bonitas paisagens e a sua beleza arquitetónica conquistam o olhar, os seus doces conventuais conquistam pelo estômago. Com origem no Convento de Santa Clara e com uma base comum de gema de ovo, açúcar e amêndoa, em Amarante podemos provar os cinco magníficos: Papos de Anjo, Foguetes, Lérias, Brisas do Tâmega e São Gonçalos.
Em várias confeitarias do centro da cidade é possível encontrar estes doces que são, para muitos, o motivo principal para visitar a cidade. Logo após atravessar a ponte, encontrámos a Confeitaria da Ponte, a mais antiga casa de doces regionais de Amarante e entramos para ficar a conhecer mais sobre a doçaria conventual da cidade.
Joana Machado, arquiteta de profissão, tornou-se a quinta proprietária da Confeitaria da Ponte, em janeiro de 2020, após aceitar o desafio lançado pelo antigo proprietário. Na zona de produção, podemos ver dois destes doces a serem produzidos: as Brisas do Tâmega e os Papos de Anjo.
Quatro dos doces têm o recheio igual à base de ovos, açúcar e amêndoa. A excepção são as Lérias, que não têm ovos, sendo confeccionadas apenas com amêndoas com pele, farinha e açúcar. Quanto ao exterior, os Papos de Anjo e os Foguetes são envolvidos em hóstia, o que lhes confere uma forma peculiar, enquanto as Brisas do Tâmega têm forma de barquinho, devido à bolacha de baunilha onde o recheio de ovos é introduzido. Os S. Gonçalos são pequenos bolos de aspeto delicado, num tom amarelo vivo.
Mas será que há um que se destaca? "Dos cinco, o mais vendido e o mais procurado, talvez pela forma, será o Papo de Anjo. Mas vendemos e temos procura pelos cinco", garante Joana Machado.
Quer visitar Amarante e não sabe o que visitar? Leia o nosso Roteiro de 2 dias na cidade e descubra.
Publicado originalmente a 12 de maio de 2022.
Comentários