Claro que, no inverno, também não dá vontade de sair de perto da lareira, mas é mesmo assim o clima transmontano no meio do Parque Natural de Montesinho.

As casas da aldeia foram quase todas recuperadas. As paredes de pedra e os telhados de xisto tradicionais foram restaurados tal como antigamente. Tudo tão direitinho que parece uma aldeia de brincar. E aqui no meio está a Casa do Alpendre – fica a 25 quilómetros de Bragança e a 4 quilómetros da fronteira com Espanha por Calabor – Puebla de Sanabria.

A Casa do Alpendre tem, de facto, um alpendre de madeira virado para a rua principal. A casa abriu para o turismo, em agosto de 2014, e está decorada de forma contemporânea e equipada com aparelhos modernos. A casa tem dois pisos e cinco quartos: todos grandes e cada um com a sua casa de banho privativa.

Toda a casa tem aquecimento central e a sala tem um recuperador de calor a lenha, que transforma este espaço de convívio muito convidativo. Quando os dias estão mais quentes, pode aproveitar o barbecue que está no exterior para preparar as refeições.

E casa de turismo rural que tenha compotas caseiras, queijos regionais e a marmelada feita pela dona da casa conquista-me no primeiro dia. Havia compotas de amoras silvestres, colhidas em Montesinho, mel da região, pão tradicional e docinhos caseiros.

Pequeno-almoço na Casa do Alpendre
Pequeno-almoço na Casa do Alpendre. Foto: Viaje Comigo

A Casa do Alpendre tem internet wifi (que funciona bem) mas o problema é conseguir ter rede portuguesa no seu telefone. Por exemplo, quando lá estive o meu telefone adotou a rede e a hora espanhola… e fez-me acordar uma hora mais cedo do que o que devia.

Aproveite para conhecer a aldeia, petiscar os enchidos locais no Café Montesinho, no centro, e partir daqui em caminhadas pelo Parque Natural. É um ambiente rural e natural fantástico.

Informações 

Casa do Alpendre, Rua do Cimo, 19, Montesinho, Bragança

Telefone: (+351) 962 328 697

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.