1. Casa do Alpendre, Montesinho

Em Bragança, a Casa do Alpendre é o típico alojamento na aldeia de Montesinho, mas recuperado totalmente e com decoração moderna. Ainda assim, o que de modernidade e os aquecedores não destronaram a tradicional lareira transmontana que está na sala de estar. Ao pequeno-almoço são servidas iguarias da terra e compotas caseiras. Lá ao lado, no café Montesinho pode provar a chouriça assada também na lareira.

2. Vintage House Hotel, Pinhão

O Douro é bonito todo o ano, incluindo no inverno. No Vintage House Hotel, no Pinhão, a sala tem uma lareira e confortáveis poltronas que convidam a ficar a mirar o rio Douro. É aqui que se juntam muitos dos hóspedes deste hotel luxuoso. Aproveite para passear no Pinhão e para fazer provas de vinho do Douro e do Porto. Aqui ao lado tem a Quinta da Roêda, que pertence à The Fladgate Partnership, proprietária de casas de vinho do Porto como a Taylor’s, a Croft, a Fonseca e Krohn.

3. Quinta dos Padres Santos, Gouvães

Em Gouvães, no concelho de Tarouca, a Quinta dos Padres Santos prima por dar um ambiente muito familiar à sua sala comum ao acender a lareira. Tudo combina com o local e com a gastronomia tradicional e caseira que é servida na enorme mesa. Esqueça as dietas e prove todos os maravilhosos enchidos que aqui são servidos. É, por isso, muito natural que não vá querer sair de lá!

4. Quinta da Pacheca, Lamego

Em Lamego, o Wine House Hotel da Quinta da Pacheca tem salas comuns, disponíveis para todos os hóspedes e uma delas, junto dos sofás, com uma aconchegante lareira. São os locais perfeitos para descansar depois de ter experimentado a gastronomia do restaurante do hotel, acompanhando, claro, com vinhos da Quinta da Pacheca! Uma combinação divinal! Na própria quinta pode fazer provas de vinhos e visitas à adega.

5. Carmo’s Boutique Hotel, Ponte de Lima

A lareira aquece todos os que quiserem ir provar vinhos na adega do Carmo’s Boutique Hotel. Mas, existem outras lareiras espalhadas pelos jardins e junto da tenda de cinema, no exterior, que lhe dão um ambiente romântico e acolhedor. É um alojamento muito charmoso a poucos minutos do centro de Ponte de Lima, que tem também spa e piscinas (interior e exterior). Como frio de agora, vai saber bem estar no quentinho da piscina interior junto do Spa.

6. Casa do Paço de Pombeiro, Felgueiras

Em Felgueiras, a Casa do Paço de Pombeiro tem uma enorme lareira na sala de pequenos-almoços. Mesmo que essa não se acenda, ao seu lado está o forno que, ainda hoje, é utilizado para os cozinhados tradicionais, como o cabrito assado ao fim de semana, por exemplo. A casa de pedra, de início do século XVI, tem um cenário muito rural que a rodeia e que é perfeita para relaxar. Com sorte vai ter o pão-de-ló caseiro para provar, algo que é muito tradicional em Felgueiras.

7. The Yeatman, Vila Nova de Gaia

Estar num hotel de cinco estrelas pode, por vezes, tornar-se algo impessoal. Mas, o The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, tem as suas lareiras acesas nos dias mais frios para dar um ambiente mais caseiro e acolhedor. E funciona! Tem junto do bar, e das mesas com vista para o rio Douro, e numa recatada sala, onde pode relaxar. Se não quiser ficar alojado no The Yeatman pode somente ir ao bar deste hotel vínico, onde encontra centenas de propostas, e desfrutar de uma bebida com aquela vista imperdível.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.