Ligando o norte ao sul de Portugal, de Chaves a Faro, é a mais extensa estrada de Portugal e uma das mais extensas do mundo. Percorrer a Estrada Nacional 2 (EN2) tornou-se numa verdadeira tendência do turismo nacional nos últimos anos e muitos optam por fazê-lo numa autocaranava.

O roteiro apresentado a seguir, sugerido pela Small Portuguese Hotels, conta com sugestões de hotéis, restaurantes e os pontos de paragem obrigatória ao longo da EN2.

1. Vidago

Onde ficar: Primavera Perfume Hotel

Onde ficar: Primavera Perfume Hotel
Primavera Perfume Hotel créditos: DR

Conhecida pelas terapêuticas águas termais e beleza natural, a vila de Vidago, na freguesia de Chaves, é rica em história e tradição. Com paisagens deslumbrantes, é o destino perfeito para recarregar baterias e viver uma experiência cultural descontraída. Aqui, os viajantes podem desfrutar de tratamentos termais no Balneário Pedagógico de Vidago, visitar a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e a Casa-Museu João Vieira e ainda jantar num dos ótimos restaurantes de comida tradicional portuguesa da vila, como o Bataclan, o Restaurante Gomes e a Casa do Souto Velho. Para pernoitar, o Primavera Perfume Hotel, é um verdadeiro refúgio, rodeado de paisagens verdejantes e com um SPA completo, com jacuzzi, sauna, um fitness center e piscina interior.

2. Lamego

Onde ficar: Muralha Charm House

Onde ficar: Muralha Charm House
Muralha Charm House créditos: DR

Em pleno Douro vinhateiro, a cidade de Lamego oferece uma mistura fascinante de maravilhas arquitetónicas e paisagens de cortar a respiração. Com uma gastronomia local e regional imperdível e uma seleção de vinhos que dispensa adjetivos, a Pastelaria da Sé, o restaurante Casa da Rua e A Presunteca são paragens obrigatórias. Além do impressionante Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, o monumento mais conhecido da cidade, situado no topo de uma escadaria de 700 degraus, também o Castelo de Lamego e o Parque Biológico merecem uma visita.

E para terminar o dia, nada como passar a noite na Muralha Charm House, um edifício carregado de história e cultura, localizado junto da Muralha do Castelo de Lamego. Com uma decoração tradicional e elegante, o espaço faz uma grande aposta no Enoturismo e dispõe de um incrível rooftop onde os hóspedes podem apreciar a vista soberba sobre a cidade.

3. Lousã

Onde ficar: Mountain Whisper

Onde ficar: Mountain Whisper
Mountain Whisper créditos: DR

Aninhada numa das serras mais bonitas de Portugal, a Lousã é um verdadeiro paraíso para os entusiastas do ar livre, que vão poder aventurar-se em caminhadas pelos encantadores trilhos da serra. O Castelo da Lousã, a poucos quilómetros do centro, e a fábrica do Licor Beirão são também incontornáveis para quem está de passagem por esta vila. Para comer, os restaurantes Casa Velha, na Lousã, e Pátio do Xisto, na tradicional aldeia de xisto de Gondramaz, oferecem o melhor da comida tradicional portuguesa.

Para uma experiência inesquecível, a Small Portuguese Hotels sugere as casas rústicas Mountain Whisper para pernoitar. Localizadas no coração da Serra da Lousã, dispõem de diferentes atividades para tirar o melhor partido da natureza envolvente, desde percursos pedestres, BTT, downhill, trail running e rappel.

4. Montemor-o-Novo

Onde ficar: L’And Vineyards Resort

Onde ficar: L’And Vineyards Resort
L’And Vineyards Resort créditos: DR

Descendo até ao coração do Alentejo, o centro histórico de Montemor-o-Novo encanta os visitantes que por aqui passam, com as suas ruas estreitas, caiadas de branco e as tradicionais fachadas adornadas. No topo da colina, ergue-se o majestoso Castelo de Montemor-o-Novo, com vistas deslumbrantes de campos dourados, vinhas e olivais. Aqui não falta cultura, tradição e a autenticidade que caracteriza o Alentejo. E, como não se pode falar do Alentejo sem falar de gastronomia, recomenda-se os restaurantes A Seis, O Arado e Raiz & Tradição.

Para descansar antes de seguir viagem, o resort de 5 estrelas L’And Vineyards é o local perfeito. Dedicado à cultura do vinho, à deslumbrante paisagem do Alentejo, ao bem-estar e ao luxo, tem ainda um spa com tratamentos com infusão de uva e massagens, onde os hóspedes vão poder relaxar antes de se fazerem à estrada novamente.

5. Faro

Onde ficar: Quinta dos Cochichos

Onde ficar: Quinta dos Cochichos
Quinta dos Cochichos créditos: DR

A viagem termina na cidade de Faro, numa combinação harmoniosa de história, cultura e beleza natural. Com um centro histórico surpreendente, oferece praças pitorescas, edifícios históricos, as muralhas do antigo castelo e a majestosa Catedral de Faro. À beira-mar, o Parque Natural da Ria Formosa revela uma impressionante paisagem de lagoas, ilhas e vida selvagem. Com uma vida noturna animada, um ambiente acolhedor e uma gastronomia rica, Faro é o destino ideal para parar e desfrutar de uma boa refeição num dos muitos restaurantes da cidade: o Bocaxeia, o Vila Adentro ou o Dois Irmãos são as sugestões da Small Portuguese Hotels.

Para uma última noite na capital do Algarve, a Quinta dos Cochichos oferece uma estadia tranquila, rodeada das mais magníficas e pitorescas paisagens a natureza. Além disso, tem também uma produção própria de produtos biológicos e árvores de fruto que são disponibilizados aos hóspedes durante toda a estadia.