O sono desempenha um papel vital no nosso bem-estar geral e quando inadequado pode afetar negativamente o coração, o sistema respiratório, o metabolismo, o sistema imunológico e a função cognitiva, incluindo pensamento, memória e humor.
32% dos portugueses dizem dormir mal, uma média próxima da de muitos outros países. Um em cada três adultos nos EUA, por exemplo, não dorme a quantidade de horas recomendadas por noite.
Mas mesmo quem habitualmente dorme bem pode ter problemas para adormecer durante as férias. Existe até um nome para isso, chama-se “o efeito da primeira noite” e resulta de um conjunto circunstâncias: uma cama com a qual não se está acostumado, travesseiros desconfortáveis, barulhos diferentes e estranhos à noite, diferenças na luminosidade do quarto, etc. Nem sempre os hotéis oferecem o melhor ambiente para dormir, mas algumas unidades hoteleiras estão a tentar mudar isso, oferecendo pacotes de férias que criam ambientes e experiências específicas para ajudar a redefinir o ritmo circadiano e assim contribuir para um sono melhor.
Veja na galeria em baixo os hotéis que se estão a especializar nesta área, incluindo em Portugal.
Comentários