Sagres é considerado o elo de ligação entre o oceano Atlântico e o mar Mediterrâneo. A aldeia de Sagres é habitada apenas por duas mil pessoas. A região é conhecida pelas ondas e boas condições para a prática de surf, quer seja para iniciantes ou avançados, tendo por isso ganho fama mundial.
No promontório de Sagres, encontramos a fortaleza do século XV, com uma bela vista para o Cabo de São Vicente. Até ao final do século XIV, este cabo era considerado o fim do mundo. A luz do farol ali localizado é visível a uma distância de 50 metros e tem o maior alcance da Europa. É também uma das principais atrações de Sagres, sempre cheia de turistas, especialmente ao pôr do sol.
Mas Sagres é muito mais do que isto. Há algo de especial em estar no fim de tudo. Visitar as praias do lado leste e oeste é uma boa ideia. Irá encontrar praias que valem a pena a visita, tais como a Praia das Cabanas Velhas e a mágica combinação entre duas praias, Praia do Castelejo e Praia do Cordoama, com um miradouro sobre elas. Estas amplas praias oferecem muito espaço e luz. A partir das falésias circundantes, só vemos a vastidão do oceano.
Para almoçar ou jantar, pode visitar Salema, junto ao mar, ou ir um pouco para o interior até Vila do Bispo, com as suas belas casas coloridas e o melhor restaurante vegetariano de comida caseira. A caminho do Raposeira, vai ter de parar para tirar uma das mais famosas fotografias de Sagres, que aparece em todos os guias: os pratos coloridos na parede de uma loja de cerâmicas.
No centro de Sagres há uma praia grande e com bastante areal - Praia da Martinhal -, o lugar perfeito para gozar da companhia de outros turistas. As praias populares entre os surfistas - Praia do Beliche, Praia do Tonel, Praia da Mareta e Praia do Zavial - também são de paragem obrigatória, mesmo para quem não pratica este desporto. São praias ideais para relaxar, enquanto observamos as silhuetas dos surfistas a desfrutarem daquele momento de pura comunhão com a natureza.
Comentários