Mal chegamos à quinta, fomos recebidos pela Lisa – a dona da quinta que veio para Portugal à procura de um estilo de vida menos frenético. A boa disposição e carinho pelos animais é notória e rapidamente percebemos que as alpacas estão bem tratadas e gostam de viver ali.
A visita começa com uma breve explicação sobre o percurso de vida da dona da quinta e de como foi parar a uma terra pouco conhecida no distrito de Aveiro. Adicionalmente, Lisa também nos explicou qual a origem da quinta e algumas curiosidades sobre estes animais que tanta curiosidade geram nas pessoas.
Após a conclusão da explicação, chegava o tão aguardado momento de interagir com as alpacas. Apesar de na visita estarem cerca de 15 pessoas presentes, formaram-se grupos mais pequenos. Cada grupo tinha uma alpaca atribuída. No meu caso, calhou-nos o Rowan – uma das alpacas mais velhas, mas das mais especiais da quinta.
Os cerca de 30-40 minutos seguintes passaram a voar. Era difícil não esboçar um sorriso de orelha a orelha perante aqueles animais tão fofinhos. Tivemos a oportunidade de escovar o seu pelo e também de alimentar as alpacas com algumas cenouras. O pelo era tão fofinho que só dava mesmo vontade de as abraçar.
Segundo nos indicaram, as alpacas são muito sociáveis e gostam de estar juntas. Em toda a visita, tentámos sempre garantir que elas se podiam ver umas às outras e interagir entre si. Até porque, à semelhança das lamas, quando estão chateadas, podem resolver o assunto simplesmente cuspindo. Por isso, o melhor é evitar ser apanhado no meio da confusão entre elas.
A visita dura cerca de duas horas e a segunda hora é dedicada a um workshop em que aprendemos a trabalhar a lã de alpaca. Enquanto nos servia chá, Lisa explicou como tosquia as alpacas e as várias formas de trabalhar a lã de alpaca. Aprendi também que a lã de alpaca é mais valiosa do que outros tipos de lã, como a lã de ovelha.
O processo de trabalhar a lã é relativamente simples e bastante relaxante. As peças produzidas no workshop não são sempre as mesmas, pelo que podem sempre regressar à quinta para fazer outro objeto através da lã das alpacas.
Informações para quem quer ir
A quinta Monte Frio Alpacas fica localizada em Nariz, a menos de 20 minutos do centro de Aveiro. De carro, são cerca de 15 km.
Podem marcar a vossa visita à quinta Monte Frio Alpacas através do Facebook da quinta ou da página do Instagram. Alternativamente, podem entrar em contacto diretamente com a dona da quinta por WhatsApp através do número de telemóvel +351 926 179 255.
As visitas acontecem habitualmente todas as quintas e sábados às 10h30, mas é necessário reservar antecipadamente. Por exemplo, se estiver mau tempo, a visita será provavelmente adiada. Além disso, se forem um grupo maior, é possível combinar visitas para outros dias da semana e horários, mediante disponibilidade.
Aquando da minha visita, os preços eram 22 euros para adultos e 14 euros para crianças (3 a 14 anos).
Artigo originalmente publicado no blogue A Ticket to Take Off
Comentários