No testemunho de Francisco Catarino, nadador salvador, Bostelim “é uma praia muito calma.
Muitas famílias vêm aqui porque a água é acessível a pessoas de todas as idades.
Tem também uma zona muito agradável para piqueniques e para se passar um bom momento familiar”.
Francisco Catarino conhece várias praias fluviais nesta região e já esteve alguns dias no Parque de Campismo Rural de Bostelim que fica mesmo ao lado da praia, “e posso dizer que é um ambiente bastante agradável.”
A praia e o parque de campismo estão isolados, no meio de serras, perto de Cabeço do Poço, na freguesia de Fundada.
A ribeira de Bostelim passa debaixo de uma ponte rodoviária. É onde começa o espelho de água que se estende por cerca de uma centena de metros e termina no açude.
Segundo Francisco Catarino, “mais de metade do espelho de água tem pé, principalmente junto à ponte. Depois vai aumentando a profundidade.”
Ainda na perspetiva do nadador salvador que este verão vai estar na praia de Bostelim, a quantidade de água vai diminuir nestes meses. “Têm duas bombas que estão sempre a recuperar água mas com o calor vai ser difícil de manter.”
Há vários anos que a praia fluvial é distinguida com Bandeira Azul e também com Qualidade de Ouro.
Há zonas relvadas e pequenos areais com chapéus de colmo. Ao longo da zona de lazer encontramos árvores, em particular no parque de merendas com o espaço quase coberto de sombra.
A avaliação da temperatura é mais subjectiva: “custa um pouco a entrar, mas depois é agradável.” Nestes meses de Verão a afluência é um pouco maior e há uma grande relação com a ocupação do parque de campismo.
A praia fluvial tem vários equipamentos de apoio, um bar e é o ponto de partida de um percurso pedestre.
Praia fluvial de Bostelim: acampar, mergulhar e relaxar faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
Comentários