Muito próximo do centro de Vila Nova de Cerveira, na Serra da Gávea, encontramos as ruínas remanescentes da Capela do Espírito Santo da qual apenas existe o pórtico de entrada, na fachada frontal e dois alinhamentos em pedra, que marcam o início da construção das paredes laterais que nunca foram concluídas.

Apesar disso, o pórtico virado para o rio Minho e para Espanha atraí muitos curiosos e tornou-se num miradouro imensamente fotografado, pela sua peculiaridade. Do alto da montanha, o pórtico enquadra na perfeição o vale do Minho, a ilha dos amores e a paisagem espanhola, sendo conhecido como "Porta do Céu" pela sua localização única.

O miradouro está a cerca de 5 minutos do centro de Vila Nova de Cerveira. É possível estacionar no sopé do monte onde está localizado, mas é necessário fazer uma caminhada de alguns metros por um caminho um pouco íngreme mas pavimentado até chegar ao local.

Na mesma serra, um pouco mais acima, está o baloiço do Miradouro do Cervo, uma estrutura com dois baloiços com uma vista semelhante à do Miradouro do Espírito Santo que se tornou muito popular nas redes sociais, dando origem a longas filas de turistas para o visitar. No Miradouro do Cervo é também possível ver a famosa escultura de José Rodrigues, "O Cervo", oferecida pelo escultor a Vila Nova de Cerveira.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.