As caminhadas e passeios de bicicleta já podem ser feitos novamente ao longo dos mais de 20 quilómetros de extensão da Ecopista do Rio Minho, que reabriu no início da semana, depois de ter sido encerrada no dia 27 de março.
A Ecopista foi criada em 2004, junto ao Rio Minho, entre Valença e Monção, tendo-se depois estendido a Vila Nova de Cerveira. Foi o primeiro corredor ecológico a aproveitar uma linha ferroviária desativada em Portugal e, em 2017, foi considerada a terceira Melhor Via Verde da Europa, nos 8th European Green Award, na Irlanda.
A Ecopista proporciona passeios por vinhas, campos de cultivo e contacto com várias espécies de animais, além de passar por vários miradouros com vistas panorâmicas para o rio. Pela sua importância e diversidade, está integrada na Rede Natura 2000 e na Zona de proteção para as Aves Aquáticas do estuário do rio Minho.
A circulação na Ecopista do Rio Minho tinha sido proibida a 27 de março, numa decisão conjunta tomada pelos Municípios de Valença, Monção e de Vila Nova de Cerveira, devido às medidas de contenção do coronavírus.
Comentários