Com lagoas, praias e praias de areia vulcânica a respiração, São Miguel é um destino de natureza por excelência. Esta ilha dos Açores é um lugar onde as paisagens verdejantes se revelam em toda a sua beleza e esplendor, oferecendo aos visitantes cenários surpreendentes e experiências únicas e inesquecíveis.
No entanto, São Miguel é muito mais do que a sua natureza única, tendo também vários locais históricos e culturais, perfeitos para complementarem as atividades de natureza. O centro de Ponta Delgada, por exemplo, oferece muitas atividades culturais e tem uma rica história para descobrir.
Coliseu de Ponta Delgada
Inspirado no Coliseu de Lisboa, a maior casa de espetáculos da Região Autónoma dos Açores foi inaugurada no dia 10 de maio de 1917, chamava-se, então, Coliseu Avenida. Este coliseu marcou, desde o seu início, a agenda cultural de Ponta Delgada, de São Miguel e dos Açores. Em 1921, celebrou-se o primeiro baile de Carnaval, que se tornou uma tradição entre os habitantes da cidade. Em 1932, foi palco da exibição do primeiro filme sonoro nos Açores, “A Cidade do Canto” e manteve uma forte atividade cultural com vários eventos.
Em 1950 foi adquirido pela Companhia de Navegação Carregadores Açorianos que acabara de construir o novo teatro de Ponta Delgada e o coliseu passou a designar-se Coliseu Micaelense. A partir dos anos oitenta foi sendo progressivamente desativado, mantendo apenas os tradicionais Bailes de Carnaval, até ser encerrado por avançada degradação das suas instalações.
Em 2002, a Câmara Municipal de Ponta Delgada adquiriu o Coliseu Micaelense e promoveu a maior obra de recuperação da sua história de nove décadas. A Gala de Reabertura do Coliseu Micaelense, realizada a 30 de janeiro de 2005, assinalou a nova vida deste espaço. Os tradicionais Grandes Bailes de Carnaval também regressaram, sendo um dos eventos que marcam a agenda cultural da cidade, assim como a festa de réveillon.
O Coliseu Micaelense foi o segundo de Portugal e o primeiro dos Açores, está repleto de história, tendo sido, na sua construção, a primeira vez que se usou ferro na construção civil nos Açores. Mantendo grande parte da traça original, e com um chão que é uma réplica do existente quando abriu, o Coliseu Micaelense é um local de passagem obrigatória. Conta com uma agenda cultural diversa, perfeita para quem quer completar as férias na natureza com eventos culturais.
Sinagoga Sahar Hassamain
A Sinagoga Sahar Hassaiman é uma das mais antigas de Portugal e um dos únicos vestígios da cultura hebraica nos Açores. A Sinagoga foi fundada por Abraão Bensaude juntamente com outros membros da comunidade judaica da cidade, em 1836.O edifício acabou por entrar em processo de degradação na década de 1970.
Em 2010 foram encontrados objetos de culto, documentos manuscritos e impressos que constituem o espólio sobre a história da comunidade. As instalações da antiga sinagoga foram cedidas pela Comunidade Israelita de Lisboa à Câmara Municipal de Ponta Delgada que procedeu à recuperação do imóvel. Após a conclusão das obras, o edifício foi reaberto ao público em 2015 como Museu Hebraico Sahar Hassamaim – Portas do Céu.
A Sinagoga tem um exterior discreto, construído à imagem das casas típicas açorianas, até porque, à data da sua criação, a legislação portuguesa proibia que os templos não católicos tivessem símbolos no exterior. No entanto, o seu interior mantém a traça original, com vários objetos de culto e inúmeras documentação histórica em exposição, como testemunha da presença dos judeus na ilha. O espaço inclui também uma biblioteca, gabinetes de trabalho e salas de exposições.
Centro Histórico de Ponta Delgada
Com as suas ruas estreitas em calçada portuguesa e arquitetura barroca, o centro de Ponta Delgada é um exemplo notável da história e cultura açoriana.
Destacam-se as Portas da Cidade, datadas de 1783. A sua localização inicial estava a alguns metros do local onde se encontram atualmente, mas, no início da década de 1950 foram demolidas e reconstruídas no local atual.
As Portas da Cidade são compostas por três arcos. O arco central é o maior e está decorado com alguns elementos barrocos, as armas de Portugal e do Município de Ponta Delgada.
Reza a lenda que se um casal apaixonado passar por baixo das portas, o seu amor será eterno. Se for uma pessoa solteira a passar, a lenda diz que se casará com um habitante da ilha e já não deixará São Miguel.
Outro dos destaques do centro histórico é a Igreja Matriz de São Sebastião, uma igreja construída no século XVI, com fachada ornamentada e uma das igrejas mais bonitas dos Açores. Com pórticos manuelinos e barrocos, a igreja de São Sebastião é guardiã de um notável tesouro, com peças de arte sacra, estatuária e ourivesaria.
O Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres e o Convento de Nossa Senhora da Esperança, são outros dos locais a visitar em Ponta Delgada.
Apesar de ser a natureza que conquista quem visita São Miguel, é inegável a importância história e cultural que podemos encontrar em Ponta Delgada. Os seus museus, igrejas e eventos culturais diversos são um bom complemento para qualquer escapadinha pela natureza de São Miguel.
Comentários