A iniciativa, da Sociedade Martins Sarmento (SMS) em conjunto com o Cineclube de Guimarães, Guimarães — Expedição Fotográfica, procura estimular "novas visões e revelações sobre a cidade e concelho de Guimarães, promovendo a recolha e divulgação de um amplo espólio fotográfico documental".

As candidaturas já estão abertas e o tema do concurso é totalmente livre, desde que as fotografias "tenham por alvo pessoas, objectos ou locais, naturais ou construídos, situados no concelho de Guimarães ou que de algum modo com ele se relacionem".

Cada concorrente pode participar com até seis fotografias inéditas - que não tenham já participado em qualquer concurso - e sem manipulação digital. As fotografias participantes poderão ser enviadas por e-mail ou por correio. As participações estão abertas até dia 31 de outubro. O júri irá avaliar as fotografias durante o mês de novembro e dezembro e a cerimónia de entrega dos prémios deverá ocorrer a 11 de janeiro, na Galeria de Exposições da SMS, em Guimarães.

O júri irá atribuir 3 prémios monetários: o primeiro no valor de 1000 euros, o segundo de 500 e um terceiro de 250. Será também atribuída uma menção honrosa, cujo vencedor será selecionado pela Secção de Fotografia do Cineclube de Guimarães e premiado com um Curso Básico de Fotografia a Preto e Branco, com a duração de 8 semanas, que será lecionado no Cineclube de Guimarães.

A participação está aberta a todos os fotógrafos, profissionais ou amadores, de todas as nacionalidades, desde que tenham mais de 16 anos (menores de 18 necessitam de autorização).  Pode consultar o regulamento do concurso aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.