Na verdade, correspondem ao que resta de várias salas de uma gruta existente no interior do monte, resultando do abatimento da parte central de uma conduta que deixou a descoberto as suas partes laterais extremas.
As buracas podem apresentar forma elíptica ou circular e dimensões muito variáveis. Podem ir de 2 a 10 metros de diâmetro e de 1 a 7 metros de profundidade. Ao longe, parecem entradas de grutas, mas na verdade são pouco profundas e apenas criam pequenos abrigos. Com cuidado, pois o piso é bastante irregular e íngreme, é possível entrar em algumas buracas. É incrível sentir a natureza do seu estado mais puro.
Como chegar às Buracas do Casmilo
As buracas situam-se a norte da Serra do Rabaçal, a poucos quilómetros de Condeixa-a-Nova, na aldeia de Casmilo. Chegados à aldeia, existem várias placas de sinalização a indicar o caminho.
Recentemente, foi aberta uma estrada de terra batida até às buracas, o que veio melhorar a acessibilidade do local. Ainda assim, recomendo deixar o carro perto de um campo de futebol que ali existe e percorrer essa estrada a pé. São poucos quilómetros até às buracas e o percurso faz-se lindamente, apreciando toda a paisagem em redor.
O que fazer nas Buracas do Casmilo
Recentemente foi criado um percurso pedestre que tem início na aldeia de Casmilo e percorre a paisagem cársica da região. Este percurso pedestre permite conhecer as limitações naturais da região, bem como conhecer o modo de vida da população ali residente.
As Buracas do Casmilo e toda a sua zona envolvente são também muito procuradas para a realização de actividades ao ar livre, como escalada, montanhismo, orientação, rappel e acampamentos.
Sigam as nossas aventuras mais recentes no Instagram
Artigo originalmente publicado no blogue Viver o Mundo
Comentários