Hoje viajamos até ao concelho de Tabuaço para vos falar um pouco deste recanto em plena região demarcada.
É verdade que a primeira coisa que nos cativou na nossa visita foram mesmo as suas ruas, a forma como surgem bem preservadas e se estendem pela povoação.
Chegando ao centro, um dos pontos principais a visitar é mesmo a Igreja Matriz classificada como monumento nacional.
Acreditamos que seja interessante fazer uma visita em qualquer altura do ano, mas sem dúvida que a nossa favorita é no outono, de preferência em época de vindimas, até pelas cores maravilhosas que surgem nas vinhas.
Se tiverem oportunidade, provem o vinho da região, servido da forma que vemos na fotografia em plena rua tem um sabor ainda mais especial.
Depois de alguma pesquisa, podemos dizer-vos que aqui acontecem bastantes festas típicas ao longo do ano, pelo que poderão procurar antes de marcarem a viagem.
Aproveitar uma destas festas acaba por ser ainda mais enriquecedor, pois desta forma terão a oportunidade de conhecer as gentes da terra, as tradições, os utensílios mais antigos que são espalhados pelas ruas, os produtos o artesanato e até as histórias dos habitantes mais sábios de Barcos.
Pontos a investigar não faltam, desde os Antigos Paços do Concelho e Tribunal, a Mata da Forca, o Troço da Via Romana/Medieval entre Barcos e Sabroso, os Miradouros, entre outros.
Se vierem com tempo, também aqui vão encontrar alguns percursos pedestres.
Não poderíamos terminar sem vos aconselhar um recanto incrível para um possível lanche. O Parque de Merendas de Nossa Senhora do Sabroso fica a apenas 3km de Barcos, é composto por mesas, bancos, frondosas árvores e até um santuário construído no século XIII.
Sigam as nossas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook
Artigo originalmente publicado no blogue Indo eu Indo eu
Comentários