
Até 30 de setembro, o número diário de veículos utilizados por não residentes está limitado a 20.000, explicou o governo local a um dos jornais da ilha, o El Periódico de Ibiza y Formentera.
Destes, 16.000 são carros de aluguer disponíveis na ilha, enquanto o resto da quota é para carros particulares que fazem travessias de ferry, desde que obtenham autorização prévia para tal.
As caravanas também precisam de comprovar que têm reserva num local de campismo e não podem estacionar em zonas rurais.
As motas estão excluídas das restrições sazonais.
O chefe do Governo de Ibiza, Vicent Mari, disse ao jornal que a mudança visava "garantir a sustentabilidade" da ilha, que tem 150 mil habitantes, mas recebe cerca de 3,6 milhões de turistas por ano, juntamente com a ilha mais pequena de Formentera, nas proximidades.
As estatísticas oficiais mostram que o número de veículos nas estradas da ilha quadruplicou nas últimas duas décadas, passando de 51 mil em 2002 para 207 mil em 2022.
Mari afirmou que vários operadores — incluindo empresas de aluguer de automóveis e outras empresas — resistiram aos limites, mas defenderam que eram necessários "para regular e controlar fluxos (turísticos) insustentáveis".
A ilha de Formentera já restringe os veículos, e Maiorca, outro ponto turístico das Ilhas Baleares, planeia fazer o mesmo no próximo ano.
No total, as Ilhas Baleares atraem 19 milhões de turistas por ano, uma parte considerável dos 94 milhões que visitam toda a Espanha, que é o segundo destino mais visitado do mundo, a seguir a França.
Comentários