De 20 a 22 de junho, o Jardim Vasco da Gama, em Lisboa, volta a acolher o Festival da Tailândia, uma celebração vibrante da arte, cultura e gastronomia tailandesas. Promovido pela Embaixada do Reino da Tailândia, com o apoio da Autoridade do Turismo da Tailândia (TAT) e da Câmara Municipal de Lisboa, o evento integra a programação oficial das Festas de Lisboa de 2025.

Ao longo de três dias, o Thai Festival em Lisboa promete uma viagem até ao Sudeste Asiático sem sair da capital, com entrada livre para todos os visitantes. A edição deste ano do Thai Fest terá como tema “Pulso Criativo”, destacando a criatividade contemporânea da Tailândia, profundamente enraizada na sua rica herança cultural e na essência da identidade tailandesa, permitindo que o país evolua em sintonia com o pulso global.

O programa inclui uma ampla variedade de atividades para todas as idades: desde atuações de danças tradicionais e concertos de música country tailandesa, até demonstrações de muay thai, desfiles de trajes típicos e sessões de massagens tailandesas. Os visitantes vão poder ainda apreciar esculturas de frutas, participar em oficinas de artes — como pintura de sombrinhas e origami tailandês — e aproveitar jogos pensados especialmente para os mais pequenos e jovens.

A inauguração oficial está marcada para as 12h30 de sexta-feira, dia 20 de junho, e vai contar com a presença da embaixadora do Reino da Tailândia em Portugal, Kanokwan Pengsuwan, da diretora da Autoridade do Turismo da Tailândia para o Sul da Europa, Nanthasiri Ronnasiri e do Presidente da Junta de Freguesia de Belém, Fernando Ribeiro Rosa.

Um dos destaques da programação acontece no sábado, 22 de junho, às 12h00, no Pavilhão Tailandês, com a revelação dos vencedores do passatempo online “Sustainable Tourism in Amazing Thailand”, promovido pela Autoridade do Turismo da Tailândia (TAT). O sorteio vai contar com vários prémios, entre os quais uma viagem dupla de 7 noites a Banguecoque e Phuket ou Krabi, oferecida pelo operador turístico Icárion. Também vão ser atribuídos vouchers para estadias em hotéis na Tailândia e vales para massagens tailandesas, aulas de muay thai, xperiências gastronómicas e muito mais. O passatempo conta com o apoio dos patrocinadores Icárion, Banyan Tree Phuket, Banyan Tree Bangkok, Angsana Laguna Phuket, Sheraton Samui Resort, Thai Street, Siam Square, Thailander, The Peonicia Spa e escola de muay thai Zé Fortes.

Ainda no sábado, pelas 14h00, a TAT promove uma Travel Talk, com a presença da escritora Margarida Pereira-Müller, que abordará a influência da gastronomia portuguesa na cozinha tailandesa, e de Tito Elbling, fotógrafo, videógrafo e tour leader, que partilhará as suas experiências de viagem e dicas úteis para quem quer visitar a Tailândia em breve.