Porto-Lisboa de bicicleta em 14 horas

Porto-Lisboa de bicicleta em 14 horas
O grupo de amigos à chegada a Lisboa, 14 horas depois de saírem do Porto de bicicleta. créditos: Tiago Palinhos

Numa altura em que parece cada vez mais evidente a importância da bicicleta na mobilidade dentro das cidades, um grupo de amigos ciclistas demonstrou o potencial que este meio de transporte, aliado ao poder da amizade e a uma boa preparação física, pode ter até em longas distâncias. Foi o maior passeio de domingo de que demos conta em 2022.

Uma volta a São Miguel de bicicleta

Rui Pereira
O Rui e a bicicleta de carreto fixo com que percorreu sozinho os 200km. créditos: azoresatlanticsurfers.com

Apaixonado pelas suas bicicletas, mas um pouco entediado dos percursos de sempre, o Rui quis desafiar-se, nas suas palavras, "com algo maior do que o habitual". Decidiu-se por uma volta de bicicleta (de carreto fixo, mais desafiante ainda) à ilha de São Miguel em dois dias. Um exemplo de determinação e auto-superação, que partilhámos aqui em outubro.

2022 foi o ano dos comboios históricos, a começar pelo novo Comboio Vintage Tejo

A vista do Comboio Vintage Tejo
A vista do Comboio Vintage Tejo, que só realizou viagens em abril e novembro créditos: Pedro Neves

Em abril, a CP testou o seu comboio histórico da Linha do Douro nas margens do rio Tejo e pudemos comprovar como proporciona uma experiência totalmente diferente de percorrer a Linha da Beira Baixa. Ainda que o Vintage Tejo tenha operado poucas vezes desde então (só voltou a circular em novembro), o teste mostrou que é possível alargar a oferta de comboios históricos a outras regiões do país. Em 2022, tivemos ainda a oportunidade de seguir a bordo de outro comboio que não deixa ninguém indiferente: o Comboio Histórico do Vouga a Vapor.

Uma promessa antiga e 124 quilómetros a pé até Santiago de Compostela

Caminho Português
A Emília à saída de Pontevedra

Caminhar até Santiago de Compostela é um projeto sem prazo de validade. No caso da Emília, foram 30 anos da promessa ao primeiro passo. Numa série de crónicas, contou-nos como fez e sentiu cada etapa.

Nem de bicicleta ou comboio, este francês foi impulsionado pelo vento e pela "loucura"

Francês viaja 480 quilómetros num

Capitaine Rémi é o aventureiro francês de 36 anos que em setembro foi notícia por ter percorrido os 480 quilómetros que ligam Paris a Nantes numa espécie de triciclo à vela, com o lema "Possível sem gasóleo". A ideia surgiu-lhe pouco depois de ouvir o treinador do Paris Saint-Germain ironizar sobre um "char à voile" (carro à vela) em resposta a questões sobre o uso de avião para pequenas deslocações. Pouco depois do seu feito, Rémi escreveu na primeira pessoa sobre o que sentiu ao completar a viagem de 6 dias.