O mural alusivo ao arroz é um dos muitos que encontramos na freguesia. Em Ulme e noutra localidade, Semideiro. A iniciativa é da Junta de Freguesia e agrega vários artistas que fazem murais e esculturas de rua.

Ulme
créditos: andarilho.pt

Essencialmente no evento, Pin’Arte – Arte Pública Rural . Muitos dos trabalhos permanecem, em particular, nas ruas de Ulme.

“Quase todas as ruas têm uma pintura. Estão relacionados com temas locais. Esta retrata um senhor, que ainda está vivo, a jogar à malha, que pode ser em borracha ou ferro.”

Ulme
créditos: andarilho.pt

O testemunho é de José Fernandes, natural de Ulme, e a conversa teve lugar numa rua estreita, no centro da vila, que tem cerca de uma dezena de pinturas nas paredes e no chão.

Ulme
créditos: andarilho.pt

Abordam vários temas associados à freguesia e à ribeira. Aves, flora, animais domésticos e retratos. Por vezes, as pinturas concorrem na atenção com ramos de laranjeiras ou com o aviso de que a propriedade é vigiada por um cão.

Ulme
créditos: andarilho.pt

A arte alarga-se a outras ruas. Na colina, a partir da igreja de Santa Maria, onde também existe um pequeno núcleo museológico, vemos vários murais que dão colorido às casas brancas.

Ulme
créditos: andarilho.pt

A reação dos habitantes, chamam-se Pinéus, é ambivalente. Diz José Fernandes, como em tudo, uns gostam, outros não. Eu gosto de algumas pinturas. Por exemplo, desta do jogo da malha. Há outras sobre a cortiça, uma tem um coelho, outra bordados e outra com um javali. Tudo temas que têm a ver com a freguesia.”

Ulme
créditos: andarilho.pt

A antiga escola primária, o chafariz, a casa do senhor Coelho que tem a pintura do coelho... são partes do percurso que a arte cativa para ser descoberta pelos visitantes. “De vez em quando há visitantes. De início havia mais. Por vezes, são estrangeiros. O presidente da Junta fez ainda um baloiço que é um pouco mais longe e uma moldura com vista para a lezíria.”

Ulme
créditos: andarilho.pt

A moldura metálica está na serra de Ulme, tem uma estrutura com uma mesa e dois bancos, para se contemplar a lezíria.

A maior parte dos murais são de artista reputados e são convidados pela Junta de Freguesia. Ao longo do ano são realizadas várias iniciativas como, por exemplo, lançamento de livros e ações de formação sobre pintura.

Ulme
créditos: andarilho.pt

A surpresa da Arte Pública Rural em Ulme faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.