Um baloiço com cinco metros de altura e dois assentos namora a paisagem verde e azul, que “é magnífica. Há muitas pessoas que param neste sítio para tirarem fotos. É linda a paisagem. A vista apanha parte da barragem, a freguesia e depois a serra.”
A serra é a da Malcata que se destaca no horizonte e que está muito associada ao Lince. No entanto, o baloiço evoca o javali que está representado no topo da estrutura e também no brasão da Freguesia a que preside André Silva.
“O javali e quatro espigas de trigo. Antes estas terras eram semeadas de trigo e havia muitos javalis que iam para essas searas alimentarem-se".
A conversa com André Silva foi ao lado da estrutura que fazia alguns ajustamentos dias depois do baloiço ser instalado. Ele próprio destacava como as noticias sobre baloiços correm depressa.
"O baloiço foi colocado no sábado à tarde. Depois de ser colocada informação no site abaloiçar, vieram logo muitas pessoas."
"No domingo passei cá e havia muitas pessoas que não eram conhecidas da zona. Tem havido muitos comentários, likes e partilhas nas redes sociais acerca do baloiço. É uma ideia engraçada. É novo na Freguesia, no concelho de Penamacor também não há mais nenhum. É uma novidade.”
A recetividade foi de tal forma positiva que André Silva, na altura, projetava alargar a iniciativa a outros locais. “Sim, estamos a pensar junto ao parque, numa zona de lazer próximo da barragem e junto à água. Depois, talvez, criar mais algum na freguesia e incentivar os outros presidentes de Junta de Freguesia a fazerem baloiços e criar-se uma rede de baloiços no concelho.”
A estrutura dos baloiços no Miradouro da Senhora do Pilar é em madeira e tem um ar rústico. “É madeira de castanheiro. Há muitos na freguesia. É uma árvore muito resistente. Mesmo depois de seca aguenta muitos anos.”
A albufeira de Meimão é aproveitada para praia fluvial e é também um dos acessos à Reserva Natural da Malcata.
A magnífica vista do Baloiço Javali em Meimão faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
Comentários