Até Mérida é ainda um longo caminho mas os romanos eram um povo muito organizado e, por isso, muito do que construíram conseguiu chegar aos nossos dias (melhor do que o IP3!).

Por vezes, até é um risco descobrir estes vestígios. Foi o que sucedeu em Mangualde em 1889, com escavações realizadas por Alberto Osório de Castro, na Pousada Romana da Raposeira em que descobriram um tesouro.

Mangualde
Mangualde Pousada Romana da Raposeira créditos: Who Trips

Era um conjunto de moedas e os populares, na noite seguinte, desencadearam uma caça ao tesouro, originando estragos no sítio arqueológico.

Para estancar esta corrida, foi decidido aterrar o local.

Mangualde
Mangualde Pousada Romana da Raposeira créditos: Who Trips

Um século depois foram realizadas mais de uma dezena de escavações, lideradas pela arqueóloga Clara Portas, e o que se descobriu não deixa muitas dúvidas de que se trata de uma estalagem romana.

António Tavares, arqueólogo da Câmara Municipal de Mangualde calcula que a estalagem teria capacidade para cerca de 30 pessoas, que ficariam alojadas no primeiro piso, e os banhos romanos podiam ser utilizados em simultâneo por 10 a 15 pessoas, o que, para a época, era uma grande estrutura.

Mangualde
Mangualde Pousada Romana da Raposeira créditos: Who Trips

A pousada foi construída no século I, à data de César Augusto, o primeiro imperador romano.
Esta estrutura estava localizada junto a um cruzamento de duas vias romanas e servia de descanso e pernoita, em particular para funcionários do império romano desempenhando funções nos correios e transporte de mercadorias.

Mangualde
Mangualde Pousada Romana da Raposeira créditos: Who Trips

Não é assim de estranhar que um dos equipamentos de que se encontrou vestígios seja de uma oficina de ferreiro, essencial para a manutenção dos carros puxados por cavalos e bois.

Por outro lado, devido à capacidade da estalagem e aos serviços que prestava, como é o caso dos banhos romanos, admite-se que fosse grande o número de empregados.

Mangualde
Mangualde Pousada Romana da Raposeira créditos: Who Trips

Das escavações realizadas há cerca de 15 anos também se conclui que o sítio arqueológico é muito maior, o que consubstancia a informação de que toda esta zona seria povoada no tempo dos romanos e que estará na origem de Mangualde.

Há cerca de 4 anos foram realizadas pela Câmara obras de restauro e conservação. O espaço pode ser visitado e dispõe de informação colocada em cinco painéis ao longo do circuito.

Mangualde
Mangualde Av. N. Srª do Castelo - as ruínas ficam do lado direito, sensivelmente a meio da rua créditos: Who Trips

O sitio arqueológico está na zona urbana de Mangualde, ao lado da Av. Nossa Senhora do Castelo.

A estação de serviço da A25 das vias romanas faz parte do podcast semanal da Antena1 Vou Ali e Já Venho e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, A estação de serviço da A25 das vias romanas, pode ouvir aqui.