1. Cascata da Garganta Funda, Calheta
Esta queda de água com cerca de 140 metros de altura fica no extremo sudoeste da ilha, no concelho da Calheta, mais precisamente na freguesia da Ponta do Pargo. Para contemplar a cascata da Garganta Funda tem de percorrer um curto e fácil trilho de 600 metros (só ida). Depois, é só observar o cenário fantástico criado pelos elementos naturais.
2. Cascata dos Anjos, Ponta do Sol
Provavelmente, a cascata mais "instagramável" da Madeira que já foi fotografada vezes sem conta. E percebe-se bem o motivo. Esta queda de água precipita-se sobre a estrada, criando o cenário perfeito para uma fotografia.
3. Véu da Noiva, Seixal
Outra imagem de marca da ilha da Madeira é a cascata do Véu da Noiva, localizada na costa norte do território. Com cerca de 90 metros de altura, a cascata representa a foz suspensa da ribeira de João Delgado e precipita-se sobre o mar, criando um enquadramento fora de série. A melhor forma de contemplá-la é a partir do Miradouro do Véu da Noiva.
4. Cascata das 25 Fontes, Rabaçal
Só quem percorrer a Levada das 25 Fontes, no Rabaçal, é que vai poder conhecer esta série de quedas de água que escorrem pelas encostas de Paul da Serra, criando uma imagem digna de um filme de fantasia. Esta é uma das levadas mais famosas da Madeira, com uma distância de 8,6km e um nível de dificuldade médio.
5. Lagoa do Vento, Calheta
Ao percorrer um trilho de 1,8km (ida), passando numa zona de transição entre o urzal de altitude e a floresta Laurissilva, vai chegar a este recanto mágico conhecido como Lagoa do Vento. Esta bacia é formada pelas águas provenientes da Ribeira do Lajeado, que aqui se precipitam do alto da escarpa.
6. Caldeirão Verde, Santana
Mais uma cascata que será revelada a quem percorrer uma levada. Neste caso, trata-se da Levada do Caldeirão Verde, considerada uma das mais belas da ilha, um percurso um pouco mais exigente de 17,4km (ida e volta) e classificado como de dificuldade média. Um caminho pela montanha, com passagem em túneis, cujo culminar é o lago do Caldeirão Verde, formado pela água que se projeta verticalmente com cerca de 100 metros de altura.
7. Cascata Água d'Alto, Santana
Para observar esta imponente queda de água percorre-se um pequeno percurso de cerca de cinco minutos pela Vereda da Levada da Água d’Alto. Se fizer a visita durante o outono ou inverno, terá a oportunidade de encontrar o caudal da queda de água ainda mais intenso, o que confere outra dimensão ao cenário.
8. Cascata do Rabo de Burro ou da Fajã Escura, Ponta Delgada
O acesso a esta cascata é feito através de uma caminhada pelas margens de uma ribeira, de cerca de 1km, pelo que a atenção deve ser redobrada nos meses mais chuvosos e não deve ser feita caso o caudal da ribeira esteja muito intenso.
Comentários