1. Picado de vaca ou de frango

O “picado” é um prato presente em quase todas as ementas dos restaurantes madeirenses. A confeção é simples, mas é extremamente saboroso. Resumidamente, o prato consiste em pequenos pedacinhos de carne de vaca (ou frango) cozinhados com um molho que leva alho, louro e vinho, entre outros. A carne é acompanhada de batatas fritas que depois acabam por ficar “ensopadas” no molho da carne. Foi, claramente, um dos meus pratos madeirenses preferidos.

Picado de vaca ou de frango
Picado créditos: A Ticket to Take Off

Alguns dos restaurantes onde experimentei bom picado foram: A Gruta (Funchal), Taberna de São Vicente (São Vicente) e A Bilheteira (Santa Cruz).

2. Bolo do caco

O bolo do caco é um pãozinho fofo feito à base de farinha e batata doce. Se tivesse de eleger um prato preferido na Madeira, seria mesmo o bolo do caco. O bolo do caco é servido como entrada na maioria dos restaurantes e é barrado com uma manteiga de alho deliciosa.

Bolo do caco foi constante em quase todas as refeições na Madeira pelo que posso recomendar-vos ainda alguns locais onde provei bons bolos do caco: Taberna São Vicente (Santa Cruz), Abrigo do Pastor (Camacha), O Polar (Câmara de Lobos), Maré Alta (Ponta do Sol).

Bolo do caco
Bolo do caco créditos: A Ticket to Take Off

Em muitos sítios é também possível encontrar preguinhos em bolo do caco. Outra combinação perfeita e que recomendo nestes sítios: O Virgílio (São Vicente), A Bilheteira (Santa Cruz) e Barreirinha Bar Café (Funchal) .

3. Lapas à madeirense

Madeira é terra de mar e, por isso, as lapas grelhadas são uma das suas principais iguarias. Provar lapas é provar um bocadinho do mar da Madeira. As lapas são, habitualmente grelhadas ainda na concha e servem-se na frigideira em que foram ao lume.

Lapas à madeirense
Lapas à madeirense créditos: A Ticket to Take Off

4. Filete de espada com banana ou maracujá

Só de ler o nome deste prato típico, provavelmente já se estão a questionar que raio de invenção é esta? Mas a verdade é que este é um daqueles casos em que “primeiro estranha-se e depois entranha-se”. A versão mais tradicional é a de banana, mas, uma vez que não gosto de banana, optei pela versão de maracujá e deixem-me que vos diga que gostei bastante.

Filete de espada com maracujá
Filete de espada com maracujá créditos: A Ticket to Take Off

Provei a versão de maracujá aqui e recomendo: Dom Peixe (Porto Moniz).

5. Poncha

Poncha é, sem dúvida alguma, a bebida mais famosa da Madeira. É feita através do rum da Madeira (também ele bem conhecido), mel e açúcar e também aqui existem vários sabores disponíveis. Confesso que não adorei (o sabor é bastante forte), mas dizem que a melhor se bebe aqui: Taberna da Poncha (Serra de Água).

Poncha
Poncha créditos: A Ticket to Take Off

6. Espetada de carne

Visitar a Madeira e não provar uma das suas deliciosas espetadas é quase missão impossível. Tradicionalmente, eram servidas em pau de louro para ganhar sabor, mas atualmente tal já não acontece com tanta frequência.

Espetada de carne
Espetada de carne créditos: A Ticket to Take Off

Mas nem assim deixam de ser muito saborosas. Experimentei esta especialidade em dois restaurantes distintos e estava em ambos maravilhoso, especialmente no primeiro: O Polar (Câmara de Lobos) e Abrigo do Pastor (Camacha).

7. Nikita

E, por último, mas certamente não o pior, a minha bebida preferida: Nikita.

A Nikita é uma espécie de cocktail bem fresquinho – perfeito para dias mais quentes. É feita à base de gelado, sumo de ananás e cerveja e/ou vinho, existindo vários sabores disponíveis. Fiquei simplesmente rendida e esta foi claramente a melhor que provei: Barreirinha Bar Café (Funchal).

Nikita
Nikita créditos: A Ticket to Take Off

Aqui encontram mais sugestões gastronómicas para experimentar numa viagem à Madeira.

Artigo originalmente publicado no blogue A Ticket to Take Off