1. Picado de vaca ou de frango

O “picado” é um prato presente em quase todas as ementas dos restaurantes madeirenses. A confeção é simples, mas é extremamente saboroso. Resumidamente, o prato consiste em pequenos pedacinhos de carne de vaca (ou frango) cozinhados com um molho que leva alho, louro e vinho, entre outros. A carne é acompanhada de batatas fritas que depois acabam por ficar “ensopadas” no molho da carne. Foi, claramente, um dos meus pratos madeirenses preferidos.

Picado de vaca ou de frango
Picado de vaca ou de frango Picado créditos: A Ticket to Take Off

Alguns dos restaurantes onde experimentei bom picado foram: A Gruta (Funchal), Taberna de São Vicente (São Vicente) e A Bilheteira (Santa Cruz).

2. Bolo do caco

O bolo do caco é um pãozinho fofo feito à base de farinha e batata doce. Se tivesse de eleger um prato preferido na Madeira, seria mesmo o bolo do caco. O bolo do caco é servido como entrada na maioria dos restaurantes e é barrado com uma manteiga de alho deliciosa.

Bolo do caco foi constante em quase todas as refeições na Madeira pelo que posso recomendar-vos ainda alguns locais onde provei bons bolos do caco: Taberna São Vicente (Santa Cruz), Abrigo do Pastor (Camacha), O Polar (Câmara de Lobos), Maré Alta (Ponta do Sol).

Bolo do caco
Bolo do caco Bolo do caco créditos: A Ticket to Take Off

Em muitos sítios é também possível encontrar preguinhos em bolo do caco. Outra combinação perfeita e que recomendo nestes sítios: O Virgílio (São Vicente), A Bilheteira (Santa Cruz) e Barreirinha Bar Café (Funchal) .

3. Lapas à madeirense

Madeira é terra de mar e, por isso, as lapas grelhadas são uma das suas principais iguarias. Provar lapas é provar um bocadinho do mar da Madeira. As lapas são, habitualmente grelhadas ainda na concha e servem-se na frigideira em que foram ao lume.

Lapas à madeirense
Lapas à madeirense Lapas à madeirense créditos: A Ticket to Take Off

4. Filete de espada com banana ou maracujá

Só de ler o nome deste prato típico, provavelmente já se estão a questionar que raio de invenção é esta? Mas a verdade é que este é um daqueles casos em que “primeiro estranha-se e depois entranha-se”. A versão mais tradicional é a de banana, mas, uma vez que não gosto de banana, optei pela versão de maracujá e deixem-me que vos diga que gostei bastante.

Filete de espada com maracujá
Filete de espada com maracujá Filete de espada com maracujá créditos: A Ticket to Take Off

Provei a versão de maracujá aqui e recomendo: Dom Peixe (Porto Moniz).

5. Poncha

Poncha é, sem dúvida alguma, a bebida mais famosa da Madeira. É feita através do rum da Madeira (também ele bem conhecido), mel e açúcar e também aqui existem vários sabores disponíveis. Confesso que não adorei (o sabor é bastante forte), mas dizem que a melhor se bebe aqui: Taberna da Poncha (Serra de Água).

Poncha
Poncha Poncha créditos: A Ticket to Take Off

6. Espetada de carne

Visitar a Madeira e não provar uma das suas deliciosas espetadas é quase missão impossível. Tradicionalmente, eram servidas em pau de louro para ganhar sabor, mas atualmente tal já não acontece com tanta frequência.

Espetada de carne
Espetada de carne Espetada de carne créditos: A Ticket to Take Off

Mas nem assim deixam de ser muito saborosas. Experimentei esta especialidade em dois restaurantes distintos e estava em ambos maravilhoso, especialmente no primeiro: O Polar (Câmara de Lobos) e Abrigo do Pastor (Camacha).

7. Nikita

E, por último, mas certamente não o pior, a minha bebida preferida: Nikita.

A Nikita é uma espécie de cocktail bem fresquinho – perfeito para dias mais quentes. É feita à base de gelado, sumo de ananás e cerveja e/ou vinho, existindo vários sabores disponíveis. Fiquei simplesmente rendida e esta foi claramente a melhor que provei: Barreirinha Bar Café (Funchal).

Nikita
Nikita Nikita créditos: A Ticket to Take Off

Aqui encontram mais sugestões gastronómicas para experimentar numa viagem à Madeira.

Artigo originalmente publicado no blogue A Ticket to Take Off