Muitas das séries do momento estão de regresso com novos episódios e novas temporadas a partir de fevereiro. Se é um fã de séries, provavelmente, já se perguntou onde seriam gravadas várias cenas e já se imaginou a visitar aquelas paisagens.

A momondo fez uma seleção dos locais por detrás das câmaras, sugerindo uma visita aos cenários de 8 séries populares, que prometem agradar todos os tipos de viajantes.

1. “Narcos”, Medellín, Colômbia
Criada em 2015, a série "Narcos" acompanha os altos e baixos da vida do maior traficante de cocaína da Colômbia, Pablo Escobar. Atrações como o Parque de los Pies Descalzos (O Parque dos Pés Descansos), em que as crianças e os adultos são encorajados a passear sem sapatos, são um dos muitos exemplos de unicidade da Colômbia. Se quiser, pode ainda ir visitar o bairro de onde Escobar liderava o seu negócio, um bairro que hoje em dia valoriza as artes e alberga o centro comunitário Parque Biblioteca España.

2. “Top of the Lake”, Glenorchy, Nova Zelândia
Quando o “Top of the Lake” foi lançado, em 2013, não faltaram elogios às paisagens por ele mostradas. Embora Glenorchy, na Nova Zelândia, tenha feito de local para a cidade ficcional de Laketop, o que não é ficcional é a sua beleza. Esta cidade, situada a norte do Lago Wakatipu, já acolheu diversas produções, entre elas a trilogia “O Senhor dos Anéis”. Se procura um local calmo onde poderá apreciar a natureza, nadar na lagoa ou pescar no lago, ou ainda fazer longas caminhadas, este é o sítio indicado para si. Se, por outro lado, procura aventura, então também poderá fazer paraquedismo, windsurf e skydiving.

3. “Westworld”, Utah, EUA
Estreou nas televisões mundiais em outubro de 2016 e baseia-se no filme homónimo de 1973, em "Westworld" fica-se maravilhado com as inóspitas e majestosas paisagens de Utah. As montanhas rochosas de Castle Valley e Fisher Valley ficam muito próximas da cidade de Moab, o spot ideal para explorar os Parques de Arches e Canyonlands. Verdadeiras maravilhas geológicas que inspiraram obras literárias como "Devil’s Garden", "The Three Gossips" e "Dead Horse Point".

4. “Game of Thrones”, Croácia, Irlanda do Norte, Islândia, Marrocos
Inspirada na obra-prima de J.R.R. Martin, "A Song of Ice and Fire", a série "Game of Thrones" é, sem dúvida, das mais aclamadas desde o momento em que estreou, 2011. O mundo fantástico de Westeros traz às televisões as magníficas imagens de locais na Islândia, Croácia, Marrocos e Irlanda do Norte. Esta é das séries que mais destinos oferece para se inspirar na sua próxima viagem. Seja percorrendo os caminhos de Ring Road na Islândia ou embarcando num passeio pelas cidades Essaouira e Ait Benhaddou, em Marrocos, a aventura está assegurada. Mas se preferir uma intriga medieval bem ao estilo das lutas de poder pela capital de Westeros, King’s Land, siga rumo a Dubrovnik, na Croácia. Aqui, pode caminhar pelas ruas de mármore da Cidade Velha e aproveitar as magníficas paisagens sobre o Mar Adriático. Na Irlanda do Norte, perca-se pela estrada de Dark Hedges e respire o ar das faias com mais de 200 anos.

5. “Atlanta”, Atlanta, GA, EUA
Uma das estreias de maior sucesso, em 2016, "Atlanta" retrata a história de Earn, um jovem que desiste dos seus estudos para abraçar o papel de manager do seu primo rapper Paper Boi. Sem surpresas, esta série é gravada na cidade de Atlanta, no estado de Georgia, nos Estados Unidos da América, considerada a capital do hip-hop, pelo The New York Times. Com inúmeras opções de locais para ouvir música, seja hip-hop, R&B, jazz ou indie rock, experimente uma paragem pelo Drunken Unicorn, o Apache Café ou o Smith’s Olde Bar. Mas não é apenas de música que vive Atlanta. Com muita história, cultura e uma gastronomia únicas, não deixe de passar pelo antigo lar de Martin Luther King, pelas galerias de arte ao ar livre de Atlanta BeltLine ou pelo South City Kitchen, onde poderá terminar o seu dia com um jantar bem Sulista.

6. “The Bridge”, Dinamarca e Suécia
Um dos mais recentes sucessos escandinavos, esta série policial mostra a história de dois detetives que investigam homicídios nas regiões fronteiriças da Dinamarca e Suécia. A série é gravada em Copenhaga e Malmö, com a ponte Øresund como elo de ligação. Com 8 km de extensão, esta ponte combina linha de comboio e estrada, sendo a maior deste género na Europa. Blågårdsgade é um dos locais mais filmados nesta série – uma rua pedestre no bairro com maior diversidade ética de Copenhaga, Nørrebro. Aqui poderá deixar-se levar pela dinâmica do dia-a-dia desta agitada rua, com jovens estudantes a beberem café durante o dia ou com os locais a fazerem as compras depois do trabalho.

7. “Peaky Blinders”, Liverpool, Reino Unido
Gravada em Birmingham, "Peaky Blinders" é o verdadeiro drama de gangsters, que se passa durante a Primeira Guerra Mundial. E foi em Liverpool que a produção desta série encontrou os cenários perfeitos para retratar o período da história, com edifícios altos e de arquitetura marcante. Passeie pela Rodney Street e desfrute da arquitetura Georgiana ou desça pela Powis Strees e imagine como seriam aquelas casas abandonadas com vida. Croxteth Hall é um dos patrimónios mais importantes de Liverpool, com um jardim Vitoriano e uma reserva natural abertos ao público para uma escapadela perfeita à agitação da cidade.

8. “Girls”, Nova Iorque, NY, EUA
Nova Iorque servirá eternamente de cenário às séries mais badaladas (como "Friends" e "Sexo e a Cidade"). Por isso, não é surpresa que a vida de um grupo de jovens mulheres, na casa dos 20 anos, seja o enredo ideal para se passar na Big Apple. 2017 será o ano em que se despedirá das quatro protagonistas, Hannah, Shoshanna, Marnie e Jessa e o melhor é mesmo apressar-se a visitar os cenários desta trama. Em Brooklyn, onde se passam grande parte das cenas, poderá facilmente ir até ao Greenpoint e deliciar-se com um cremoso latte no Café Grumpy. Se gosta de literatura, lembra-se da Book Thug Nation e da Spoonbill & Sugartown, duas das livrarias que entraram pelos nossos ecrãs. Ser quer marcar presença numa das festas badaladas da cidade, espreite o Bushwick Daily e veja o que está em agenda. Pode sempre ir beber um cocktail no Tom & Jerry’s 288 Bar, ver o que de recente se faz em arte na galeria Lehmann Mauping ou imergir no cinema interativo Sleep No More.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.