A província de Ouarzazate

Ouarzazate é uma província a sudeste de Marraquexe, no sul de Marrocos. Bem famosa pelas típicas excursões ao deserto de Zagora, ao qual deve então o nome “portas do deserto”, descobrimos agora que tem tanto mais para oferecer e razões mais que suficientes para nos fazer prolongar a estadia.

Ao contrário da vizinha Marraquexe, esta cidade é de uma tranquilidade ideal que te permite andar descansado pelas ruas, evitar o trânsito e as multidões… mas aparece ao final do dia com a dose certa de movimento, entretenimento e vida social.

Ouarzazate
Ouarzazate créditos: Mais pra Lá
Ouarzazate
créditos: Mais pra Lá

O que fazer?

Descobrimos também que as redondezas de Ouarzazate revelam muito para descobrir nos dias de pausa do trabalho ou naquelas tardes em que queres tirar um tempo longe do ecrã.

O Oásis de Fint a 12km é o lugar perfeito para um fim de semana descansado. A visita ao Ksar de Aït Ben Haddou a 30km é ideal para um dia mais cultural. Os vários estúdios de cinema trazem à cidade aquela mística cinematográfica. E mesmo no centro podes encontrar o Casbá Taourirt para imergir na cultura marroquina e bérber.

Ao domingo há o grande souk semanal mas todos os dias, ao final da tarde, as ruas pedonais junto à praça central ganham vida e são o local ideal para petiscar qualquer coisa, fazer umas compras ou apenas observar a vida local.

As paisagens desérticas e áridas preenchem as vistas para fora da cidade e, se quiseres ir mais longe, podes mesmo ir passar uns dias ao deserto Saara.

Fint
Fint créditos: Mais pra Lá
Mercado de domingo
Mercado de domingo créditos: Mais pra Lá
Aït Ben Haddou
Aït Ben Haddou créditos: Mais pra Lá

Onde ficar?

O mais curioso é que existe em Ouarzazate um espaço coworking e coliving preparado para receber trabalhadores remotos e nómadas digitais: o Dar Digital Nomad. Este pertence ao blogger português João Leitão que mora em Marrocos há mais de 13 anos e que criou aqui uma oportunidade para quem quer trabalhar e viajar ao mesmo tempo, desta vez bem perto do deserto.

O espaço tem tudo aquilo que um trabalhador remoto precisa: internet de qualidade, espaço de trabalho confortável, casa equipada com cozinha… e um ambiente marroquino para dar uma inspiração extra!

Dar Digital Nomad
Dar Digital Nomad créditos: Mais pra Lá

Quanto tempo ficar?

Esta questão depende de quão devagar gostas de viajar e de mudar de sítio. Mas acredita que és bem capaz de querer ficar por esta zona uns bons meses!

Os cidadãos de nacionalidade portuguesa podem permanecer até 90 dias em Marrocos sem precisar de visto. Já no Dar Digital Nomad podes ficar o tempo que quiseres a partir de duas semanas.

Quanto a nós, ainda estamos por cá e já prolongamos a estadia!

Segue esta nossa viagem em Marrocos no Instagram e espreita o Blog Mais pra Lá para mais artigos e dicas sobre este país.