Vinha de comboio da cidade de Spiez para a cidade de Zurique quando, por impulso, resolvi parar em Thun. Nunca tinha ouvido falar naquela localidade mas, quando o comboio parou e vi um castelo à distancia, pareceu-me que merecia uma visita. Não me enganei.

O Lago Thun, que dá o nome à cidade é, juntamente com o Castelo, a sua maior atracção.

Ruas de Thun
créditos: Travellight e R.J.River

As ruas da cidade, com belos edifícios de aparência histórica, são bastante calmas e na tarde em que as visitei (era uma segunda-feira) estavam quase vazias.

A principal rua comercial tem uma configuração interessante: está dividida em dois pisos, com lojas em baixo e várias escadas de pedra que nos levam até uma segunda calçada construída por cima dos telhados/terraços do piso térreo.

Ruas de Thun
créditos: Travellight e R.J.River

Há cafés e restaurantes onde apetece parar e lojinhas de comércio local que merecem uma visita.

Depois de explorar o centro, fui subindo devagar até ao Castelo de Thun, que fica no ponto mais alto da cidade. A vista do topo é magnífica!

Castelo de Thun
créditos: Travellight e R.J.River

Descobri que tinha sido mandado construir pelos duques de Zähringen entre 1180 e 1190. Actualmente abriga, na sua torre fortificada, um museu que exibe artefactos pré-históricos e objectos medievais como armas e uniformes. O castelo também tem um restaurante e, para minha surpresa, um hotel.

Desci do Castelo e continuei a caminhar até chegar ao Lago Thun. Muitas pessoas aproveitam este lago de águas limpas para nadar, praticar vela e outros desportos aquáticos. Daqui também saem barcos que fazem passeios até à cidade de Interlaken.

Lago Thun
créditos: Travellight e R.J.River

Já no regresso para a estação de comboios, parei um pouco para observar o movimento em torno do rio Aare. É um belo rio com pontes antigas, uma delas coberta. Essa ponte fica por cima de uns rápidos que produzem uma ondulação utilizada pelos locais (e turistas?) para fazer surf. É algo inesperado e muito interessante de observar.

Surf no Lago Thun
créditos: Travellight e R.J.River

Um pouco mais à frente o rio acalma e proporciona-nos um autêntico cartão postal. Margens floridas, cisnes brancos, crianças a correr, jovens casais a namorar… Lindo! Thun é uma cidade pequena mas vale bem uma visita. Se alguma vez estiverem nas redondezas não deixem de passar por lá.

Thun
créditos: Travellight e R.J.River

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook 

Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.