Montenegro é um país dos Balcãs banhado pelo Mar Adriático que tem muito para oferecer aos seus visitantes, de fiordes recortados contra impressionantes montanhas dos Alpes Dináricos a cidades históricas e praias de águas cristalinas.

Comecemos por Sveti Stefan. Esta pequena ilha conectada ao continente por um estreito istmo é uma das principais atrações do país. A sua história remonta ao século XV, quando era ainda uma singela vila de pescadores. Segundo a lenda, a ilha foi fortificada pelos locais, que utilizaram os despojos de uma vitória sobre piratas que tentavam invadir aquelas terras, para construir as primeiras casas de pedra e uma muralha de proteção. Durante séculos, Sveti Stefan manteve-se como um pequeno e pitoresco refúgio, com as suas estreitas ruas empedradas e as casas abrigando gerações de pescadores, tornando-se também um entreposto comercial.

Mais tarde, na década de 1950, Sveti Stefan foi transformada num resort de luxo, preservando o seu charme histórico. Começou então a ganhar fama e passou a ser um destino de eleição para celebridades de Hollywood e membros da realeza europeia passarem férias. Atualmente pertence a um grupo hoteleiro de luxo, sendo apenas possível visitar a ilha a quem se encontrar instalado naquele hotel, que é bastante dispendioso.

Sveti Stefan
Sveti Stefan Sveti Stefan créditos: The Travel in Pink

Mas mesmo para quem não esteja hospedado no hotel, vale muito a pena visitar a vila de Sveti Stefan, com o mesmo nome da ilha, e passar algum tempo na praia, na própria vila ou no Parque Milocer que se situa nas imediações.

A praia de Sveti Stefan, com as suas águas quentes e cristalinas, e com a icónica ilha fortaleza como pano de fundo, é o plano perfeito para um dia de verão. A praia tem pequenos seixos, mas são tão redondos e polidos que, mesmo quem esteja habituado a praias de areia, não irá estranhar. Na zona é possível alugar chapéus de sol e espreguiçadeiras, mas os preços são elevados. No entanto, existe ainda uma área ao pé do forte que não é concessionada, onde se podem estender toalhas de praia.

Há várias opções de restaurantes e de esplanadas em frente ao mar onde se pode provar a gastronomia tipicamente montenegrina e tomar uma bebida antes ou depois de rumar à praia. Para as melhores vistas da ilha fortificada, recomendo parar num miradouro localizado na estrada entre Budva e Sveti Stefan.

Praia Sveti Stefan
Praia Sveti Stefan Praia Sveti Stefan créditos: The Travel in Pink

Na mesma zona, a cidade costeira de Budva é outra joia histórica e cultural em Montenegro. Conhecida pelas suas praias de águas translúcidas, pela história extremamente rica e pela vibrante vida noturna, Budva é um destino popular tanto para locais como para visitantes.

A Old Town de Budva é uma das mais antigas no mundo, com aproximadamente 2.500 anos. O centro histórico, conhecido como Stari Grad, é um labirinto encantador de ruas estreitas e praças pitorescas, repletas de igrejas antigas, museus e restaurantes típicos. Visitem a fortaleza da Cidadela, que acolhe atualmente um museu, um teatro, uma livraria e um restaurante, oferecendo vistas para a cidade e para o mar espetaculares. Vale a pena passear pelas muralhas da cidade, cuja entrada se situa também nas imediações da Cidadela.

Budva
Budva Budva à noite créditos: The Travel in Pink

Fora da cidade fortificada existe uma marginal com uma grande oferta de restaurantes com esplanadas, que oferecem uma variedade rica de pratos locais e internacionais, com vista panorâmica sobre o mar.

Toda a área circundante é apelidada de Riviera de Budva, sendo uma das zonas de praia mais conhecidas no país. Há por isso muitas praias excelentes para explorar na região. Algumas delas estão localizadas junto à cidade, como Mogren Beach ou Beach Greco. Outras situam-se na costa de Budva para Stevi Stefan como Kamenovo Beach ou Przno Beach. Outra praia frequentemente apontada como uma das favoritas é Hawaii Beach na Ilha de Sveti Nikola Island, oposta à cidade de Budva e acessível de táxi aquático ou de barco.

Na região vale ainda a pena percorrer o trilho da vila de Krapina até às montanhas, para quem goste de caminhadas, ou visitar os Mosteiros de Podmaine ou Rustovo.

Para mais inspiração sobre viagens podem consultar o blog da Ana, the Travel in Pink ou a sua página de Instagram.