Até há um ano, a pequena cidade de Sevnica, com pouco mais de 5 mil habitantes, vivia afastada dos holofotes. Mas desde a vitória de Trump que a vida destes habitantes mudou. A cidade natal da futura primeira dama passou a estar na mira dos jornalistas e noticiada mais do que nunca.
De acordo com declarações do presidente da câmara de Sevnica, Srecko Ocvirk, ao jornal DailyMail, "Por vezes, a pressão dos media era demasiada. As pessoas de Sevnica não estão habituadas a isso. Por outro lado, a atenção global é positiva para a cidade que pode tornar-se num destino turístico".
Melania nasceu em 1970 e viveu durante a sua infância num modesto apartamento em Sevnica com a sua família, antes de se mudar para Milão, e posteriormente para Nova Iorque, em busca de uma carreira de modelo.
A CIDADE
Sevnica é uma cidade no centro da Eslovénia que fica ao lado do Rio Sava. É uma das três principais cidades da parte baixa do Vale Sava.
As primeiras referências à cidade datam de 1275, quando era conhecida pelo nome alemão de "Liechtenwalde". Em 1322, Sevnica tornou-se numa cidade de mercado, o que lhe deu uma maior importância local. Na história mais recente, a região foi anexada à Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial, período durante o qual a maioria dos eslovenos foram removidos da zona e muitos moradores morreram em campos de concentração.
A VISITAR
O Castelo de Sevnica, situado acima das margens do Rio Sava, parece ser a atração mais turística da cidade. Entrar neste castelo é conhecer 900 anos de história daquela região.
Como qualquer cidade, a igreja é também um local emblemático e pertence à paróquia de Bostanj. Data do século X, com modificações que remontam aos séculos XVII e XVIII.
O Monte Lisca é outro dos pontos de interesse da região. A 12 quilómetros de carro de Sevnica, este monte é conhecido pela sua natureza e pela prática de desporto, principalmente caminhadas.
Bostanj é uma pequena vila com apenas 300 habitantes, que se localiza do lado direito do rio Sava. Apesar do pequeno número de habitantes, Bostanj tem bares, lojas, restaurantes e um centro cultural. A paisagem pitoresca ao redor é preenchida com campos e pomares. Os primeiros artefatos arqueológicos da época remontam ao início da Idade do Ferro.
Os amantes da natureza devem visitar Na Gavgah, a floresta próxima, cujo nome significa "na forca", em referência ao local anteriormente utilizado para a forca da aldeia.
A adega Luterana, que parece uma quinta do lado de fora, é na realidade um local cheio de frescos renascentistas e tetos com abóbadas gigantes o que lhe fornece uma acústica incrível. Já foi usada como capela luterana, assim como túmulo para a nobreza. Hoje é um local privilegiado para concertos.
Comentários