Existem muitos motivos para visitas imperdíveis no coração do Rio de Janeiro, tantas vezes esquecido. Garanto que valem cada minuto, acrescentando valor a outros roteiros mais tradicionais.
O Rio de Janeiro é um destino de fama internacional e até de sonho para muitos viajantes. No Verão de 2016 acolheu os Jogos Olímpicos. E apesar de ser uma cidade com alguns problemas sociais e várias obras por terminar, está também cheia de boas novidades e relíquias para descobrir.
Porque não cansa relembrar que o Rio de Janeiro é bem mais que praia, samba e futebol. Além de todos os ícones mega famosos, há um interessante centro histórico para conhecer.
E a prova está aqui mesmo, nestas seis visitas imperdíveis, aprovadas por mim e recomendadas para famílias curiosas:
1. Escadaria Selarón
Começou por ser um projecto pessoal de um pintor e ceramista chileno. Depois a curiosidade foi alargando, as visitas aumentaram e os azulejos começaram a chegar de fãs do mundo inteiro.
Actualmente é uma intensa mescla de cores, formas e texturas sempre bem concorrida. Conseguir fotografar um enquadramento desafogado daqueles 215 degraus pode não ser tarefa fácil, mas acho que os miúdos vão gostar de inventar brincadeiras nas várias descidas e subidas.
2. Theatro Municipal
É um edifício lindíssimo, que pode ser admirado de vários ângulos já que ocupa a esquina de uma grande avenida. Está inserido numa região conhecida como Cinelândia e foi inaugurado em 1909, como parte do conjunto arquitetónico das Obras de Reurbanização da Cidade do Rio de Janeiro.
Tem visitas guiadas, mas também uma extensa agenda de espectáculos, que pode servir como mais uma oportunidade para admirar a sua bonita sala.
3. Feira do Lavradio
Acontece todos os primeiros sábados de cada mês e enche a Rua do Lavradio de vida, diversão e cor. É uma das feiras mais conhecidas da cidade do Rio de Janeiro e considerada bastante democrática, já que lá se podem encontrar artigos bem variados, desde antiguidades a artesanato contemporâneo.
O que pode ser interessante para miúdos e graúdos ou até para comprar alguns presentes. Eu encontrei tudo muito organizado e limpo.
4. Real Gabinete Português de Leitura
É uma construção de estilo manuelino, inaugurada em 1887. Aquando da minha visita (em Março de 2016) estava em remodelação e só se podia espreitar a magestosa sala desde a porta de entrada.
Mas mesmo assim conseguia-se ver parte da enorme quantidade de livros lá exposta - são 350.000 volumes - obras raras dos séc. XVI e XVII entre as quais a primeira edição de "Os Lusíadas".
5. Confeitaria Colombo
Um lugar muito bonito, com decoração art nouveau. É sem dúvida um dos espaços mais tradicionais das memórias da belle époque carioca, fundada em 1894 por dois portugueses.
Tem um restaurante no primeiro andar e um serviço de pastelaria em baixo. Das delícias apresentadas, há sanduíches, saladas, pastéis, bolinhos de bacalhau e outras tantas referências a doces portugueses. Apreciem as mesas, o chão, os detalhes tão charmosos… pois tudo isso faz parte da experiência.
6. Livraria Cultura
É uma das maiores redes de livrarias do Brasil. Em São Paulo, visitei aquela que é considerada a maior loja na América Latina. Mas esta no centro histórico do Rio, também é extraordinária.
Os vários pisos são acessíveis por uma larga escada em caracol ou por escadas rolantes. Tem uma área infantil bem equipada e até um café para alimentar o estômago (é muito fácil esquecer as horas lá dentro).
Comentários