Assistir à desova das tartarugas marinhas ou ver baleias de perto, eis duas boas razões para viajar até ao Sal. E que diz a dar um mergulho com tubarões? Se ainda torce o nariz a esta espécie, siga para as praias nos arredores de Santa Maria e aproveite as ondas e os ventos favoráveis à prática do surf e windsurf.

Nadar com os tubarões

Sal: experiências fantásticas para os amantes da natureza
créditos: Albert Kok/CC BY-SA 3.0

Esqueça o clássico de Steven Spielberg e prepare-se para ver os tubarões com outros olhos durante a sua passagem pela Ilha do Sal. Tudo graças a uma experiência que lhe permite estar bem perto e até nadar com os tubarões-limão que habitam na Baía da Parda, também conhecida como Shark Bay (Baía dos Tubarões). Antes desta pequena aventura, convém conhecer um pouco dos seus companheiros de mar. O tubarão-limão pode até ser uma ameaça para outras espécies oceânicas, mas não para o Homem. O seu nome científico é Negaprion Brevirostis e chega a medir três metros. Durante esta pequena aventura, os guias atiram iscos que atraem as crias. Ao contrário dos adultos, estas nadam a pequenas profundidades, sendo preciso entrar na água apenas até os joelhos para as observar mesmo ali ao lado.

Conhecer e proteger as tartarugas

Sal: experiências fantásticas para os amantes da natureza
créditos: Jesse van Vliet/Unsplash

Se vê os tubarões como uma ameaça, que tal deixar-se conquistar pelas pachorrentas tartarugas? Cabo Verde é a terceira maior reserva mundial de Caretta Caretta, mais conhecida como tartaruga comum, sendo apenas batida por Oman e pela Florida. Entre junho e outubro são organizadas visitas guiadas para assistir ao ritual da desova. Estas acontecem de noite para não perturbar os animais e requerem alguns cuidados, como o uso de roupa escura e a proibição do flash na máquina fotográfica. Cabo Verde tem-se empenhado na proteção das tartarugas marinhas e a sua observação contribuído para a sobrevivência da espécie, muito apreciada tanto pelos ossos como pela carne. Apesar de a caça ser proibida, os ovos de tartaruga são ainda um prato consumido ilegalmente em algumas zonas do arquipélago.

Ver as baleias e não só

Sal: experiências fantásticas para os amantes da natureza
créditos: Alexander Akinyeye/Unsplash

A Reserva Natural da Baía da Murdeira é outro spot a ter em muito boa conta no roteiro. Habitat das tartarugas marinhas e de aves marinhas únicas, reproduzem-se também aqui as ameaçadas baleias rorqual. A baía semi-circular situada a dez quilómetros de Santa Maria, no sudoeste da ilha, é a grande atração do que foi outrora um pequeno povoado de pescadores e agricultores e que hoje abriga uma vila turística. A Reserva é ainda conhecida por um pequeno recife de coral e pelas suas excelentes vistas da Montanha do Leão, que a protege das correntes fortes, fazendo da baía um porto natural com poucas ondas e águas um pouco mais quentes do que em outras zonas da ilha.

Praticar desportos radicais

Sal: experiências fantásticas para os amantes da natureza
créditos: brunobarbato/CC BY 3.0

Ponta Preta faz as delícias dos surfistas que visitam a ilha do Sal, sobretudo devido à sua onda perfeita direita, que chega a atingir 300 metros de comprimento. O windsurf é outra das modalidades que aqui se pratica desde o final da década de 1980. Este pequeno paraíso, onde reina a tranquilidade, fica a dois quilómetros de Santa Maria e pode lá chegar depois de uma caminhada pela praia ou recorrendo aos transportes facultados pelos resorts. Perto de Santa Maria (a cerca de quatro quilómetros) encontra Kite Beach. Em forma de baía, é uma zona onde a adrenalina reina, sendo mesmo considerada a melhor praia para a prática de desportos como o kitesurf e o surf, entre novembro e março.

Tubarões, tartarugas, baleias e aves esperam por si nesta pequena ilha de Cabo Verde. Aceite o convite e vá conhecê-las bem de perto na companhia da TAP.