Decorar a árvore de Natal

arvore natal

Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas no céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore na sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, como velas acesas, serviram para mostrar aos familiares a bela imagem que tinha presenciado na floresta.

Imagem moderna do Pai Natal

pai natal
créditos: pixabay

Thomas Nast, um cartoonista alemão com descendência americana foi quem ilustrou a imagem morderna do Pai Natal (roupas de cor vermelha com o cinto preto) na década de 1860. As suas ilustrações, que habitualmente surgiam na Harper's Weekly, foram mais tarde publicadas em forma de livro, juntamente com Clement Clarke Moore. Em conjunto, formaram a imagem alegre que temos hoje do Pai Natal.

Casa de gengibre

casa gengibre

O termo "casa de gengibre" foi pela primeira vez referido no conto de fadas dos irmãos Grimm, "Hansel e Gretel". Após a publicação do livro na Alemanha, teve início a tradição de fazer casas de gengibre com decorações feitas à base de açúcar. A recriação desta casa fictícia tornou-se popular durante o Natal.

Calendário do advento

calendario advento

No século XIX, o calendário do advento era uma forma de os luteranos alemães contarem os dias até ao Natal.

No início do século XX, Gerhard Lang, um botânico alemão, foi considerado o pai do calendário do advento moderno, ao imprimir a primeira versão. Decidiu adicionar ao calendário pequenas portas que se abrissem e onde eram revelados os dias. Não muito mais tarde, começaram a ser acrescentados pequenos chocolates.

Mercados de Natal

mercado natal
créditos: Pixabay

As origens do mercado de Natal remontam ao final da Idade Média e hoje são realizados um pouco por toda a Europa. Os Weihnachtsmarkt são uma tradição na Alemanha e pode encontrá-los em várias cidades do país. Atualmente há mercados de Natal um pouco por toda a Europa.

Acredita-se que o primeiro tenha surgido na cidade de Munique, em 1310, seguido por Bautzen, em 1384, e Frankfurt, em 1393.

As meias de Natal

meias natal

Deixar à porta de casa uma meia, ou um sapato, para que o Pai Natal coloque lá dentro pequenas ofertas é uma tradição que ocorre em vários países, a 6 de dezembro, no Dia de São Nicolau. As crianças deixam as meias e/ou sapatos na esperança de encontrar guloseimas dentro delas. Uma tradição que mais tarde se estendeu a outros países.

Ornamentos de vidro

bolas de vidro

No final do século 16, Lauscha, uma pequena cidade alemã, ficou famosa por produzir alguns dos melhores artigos de vidro da Europa.

Em 1847, Hans Greiner, descendente de uma família que estabeleceu as primeiras fábricas de vidro na cidade, começou a produzir ornamentos de vidro que mais tarde seriam associados ao Natal.

Feitos através de um processo manual único, estes ornamentos tornaram-se muito conhecidos por toda a Europa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.