Localizada no centro deste país da Europa de Leste, na Cordilheira dos Cárpatos (a segunda maior cadeia montanhosa da Europa), a Transilvânia tem muito para oferecer aos visitantes. Para além da história rica e do folclore associado às lendas de vampiros influenciadas pelo mito do Conde Drácula, a Transilvânia surpreende pela beleza das paisagens naturais, pelas cidades e vilas pitorescas e pelos castelos medievais que nos fazem viajar no tempo.

Há muito para conhecer nesta região icónica da Roménia, mas deixo-vos as minhas sugestões dos sítios que não podem deixar de incluir numa roadtrip na Transilvânia. Situada a aproximadamente 3 horas de carro de Bucareste, a capital do país, aconselho voar para esta cidade (vale também a pena dedicar 1 ou 2 dias para visitar Bucareste) e alugar um carro para a vossa roadtrip. Atrevam-se a descobrir a Transilvânia neste Halloween!

Sinaia

Sinaia está localizada entre Bucareste e Braşov e é uma das cidades mais conhecidas da Roménia, com vários pontos de interesse para visitar. Pela sua situação geográfica entre várias montanhas, é um destino popular para atividades de inverno.
Vale a pena passear pelo centro da cidade e visitar o Mosteiro de Sinaia, construído no século XVII para acomodar a crescente comunidade religiosa na cidade naquela altura. Hoje pode visitar-se o complexo de edifícios composto por várias igrejas. É um dos mais importantes locais religiosos do sul do país.

Sinaia
Sinaia Sinaia créditos: The Travel in Pink

Mas a principal atração de Sinaia é o Castelo de Peleş, um dos castelos mais bonitos que já visitei, que parece verdadeiramente saído de um conto de fadas da nossa infância. Construído entre 1873 e 1914 como residência de verão da família real romena, mescla estilos arquitectónicos como o neo-renascentista e o gótico.

Cercado pelas montanhas dos Cárpatos, o castelo é famoso pelos seus interiores sumptuosos, com influências de várias culturas europeias, tornando-o um destino imperdível para os amantes de história e arquitectura. Como curiosidade, dizem que foi o primeiro castelo a ter eletricidade e um sistema de aquecimento na Europa.

Pôr-do-sol nos Cárpatos
Pôr-do-sol nos Cárpatos Pôr-do-sol nos Cárpatos créditos: The Travel in Pink

Localizado na mesma área do Castelo de Peleş, o Castelo de Pelişor merece também uma visita. Remonta igualmente ao século XIX, tendo sido a residência de verão do herdeiro do trono. Destaca-se pela sua decoração Art Nouveau. Em toda a área circundante aos dois castelos existe um parque e um jardim, bem como uma esplanada com excelentes vistas para o Castelo de Peleş.

Braşov

Esta cidade pitoresca, localizada nas coração da cordilheira dos Cárpatos, é o lugar perfeito para se ficar alojado para explorar a região da Transilvânia. Mas Braşov tem muito para ver, pelo que facilmente se pode passar um dia a visitar as suas várias atrações.

Comecem pela Praça do Concelho (Piata Sfatului), a praça principal de Braşov e o melhor lugar para começar a explorar o seu centro histórico, com encantadoras ruas pedonais e edifícios típicos. Nesta praça há vários cafés e restaurantes, com uma vista fantástica para o Monte Tampa que se eleva sobre a cidade.

Braşov
Braşov Braşov créditos: The Travel in Pink

Próxima da praça encontram a Igreja Negra, considerada a maior igreja gótica do país. Procurem a Strada Sforii, uma das ruas mais estreitas do continente europeu. Não deixem também de visitar a Porta de Catarina, que faz parte das antigas muralhas fortificadas de Braşov. Datado do século XVI, é o último portão medieval da cidade que ainda se conserva e também parece saído de uma história de encantar.

Vale a pena visitar a Fortaleza de Cetățuia do século XVI, que foi construída com propósitos militares e oferece vistas panorâmicas sobre Braşov. Por fim, subam ao Monte Tampa de teleférico ou fazendo uma caminhada. No topo, para além das vistas deslumbrantes sobre a cidade, encontrarão o famoso letreiro "Braşov" ao estilo de Hollywood.

Râşnov

A 20 minutos de carro de Braşov, Râşnov é uma das várias cidades fortificadas da Roménia. Ao chegar à cidade, encontrarão uma impressionante fortaleza no topo de uma colina que se destaca na paisagem. Construída no século XIII, esta cidadela tinha como objetivo proteger a população.

Râşnov
Râşnov Râşnov créditos: The Travel in Pink

Se visitarem Râşnov de carro, ao chegar à vila sigam por uma estrada florestal e conduzam até um grande parque de estacionamento, seguindo as indicações da fortaleza. Há duas opções para chegar à cidadela: ou fazendo uma caminhada por um trilho de montanha que demora cerca de 30 minutos, ou apanhando um autocarro que leva diretamente ao topo.

Na fortaleza, reservem tempo suficiente para passear e explorar as ruas pitorescas e igrejas. A fortaleza oferece também vistas espetaculares sobre a cidade, os Cárpatos e as florestas circundantes. É particularmente bonita ao pôr do sol.

Castelo de Bran

Localizado no coração da Transilvânia, na vila de Bran, este castelo é uma das atrações mais famosas do país. Estrategicamente construído no final do século XIV no cimo de uma rocha, o castelo desempenhou um papel militar estratégico na defesa do território e serviu também como casa alfandegária da Transilvânia.

Castelo de Bran
Castelo de Bran Castelo de Bran créditos: The Travel in Pink

Mas o Castelo de Bran ganhou fama mundial e ficou envolto numa aura de mistério quando o autor irlandês Bram Stoker se inspirou no príncipe da Valáquia Vlad Ţepeş, que ficou conhecido no século XV pelas suas atrocidades (que lhe valeram o nome de Vlad, o Empalador), para criar o mito do vampiro Conde Drácula.

O Castelo de Bran é o único edifício histórico que corresponde à descrição do castelo de Drácula no livro de Bram Stoker, embora não haja evidências de que Vlad Ţepeş tenha realmente lá vivido. No entanto, o castelo inspirou muitas histórias assustadoras sobre vampiros e é uma das razões pelas quais esta área é conhecida em todo o mundo.

Independentemente das lendas, o castelo é muito bonito e agora funciona como um museu dedicado a coleções de arte e à história do edifício, pelo que vale a pena dedicar algum tempo a visitá-lo. Na área exterior, passeiem pelos jardins circundantes, de onde se obtêm as melhores vistas para o castelo e para as montanhas envolventes, assim como um museu ao ar livre que recria uma vila tradicional romena.

Para os mais intrépidos e corajosos, todos os anos no Halloween o Castelo de Bran ganha vida com uma festa lendária, onde visitantes de todo o mundo se reúnem para celebrar a noite mais assustadora do ano no icónico cenário do mito de Drácula.

Para mais inspiração sobre viagens podem consultar o blog da Ana, the Travel in Pink ou a sua página de Instagram