Depois da crise na aviação gerada pela pandemia, desafios continuam a marcar este sector que, nos últimos tempos, tem sofrido com atrasos e cancelamentos de voos.

Apesar do cenário caótico, a agência de avaliação de produtos e segurança da aviação, com sede na Austrália, AirlineRatings.com, publicou uma lista com as 20 melhores companhias aéreas do mundo de 2022.

A Qatar Airways conquistou o primeiro lugar da lista pelo segundo ano consecutivo.  Segundo a agência, a Qatar "está a ser homenageada devido à sua inovação, produto e liderança no setor", tal como por causa da sua decisão em continuar a operar durante a pandemia. A decisão fez com que a Qatar Airways tivesse um lucro recorde e que se tornasse na maior companhia aérea internacional do mundo.

Ainda que o lucro tenha contribuido para que a Qatar Airways conquistasse o primeiro lugar, a AirlineRatings.com também considerou os anos da frota de cada companhia aérea, os medidas em prol do ambiente e segurança, as avaliações dos passageiros e os produtos que cada uma oferece.

A Air New Zealand, que já esteve seis vezes em primeiro lugar nos últimos anos, ocupa, em 2022, o segundo lugar. Já o terceiro pertence a Etihad Airways.

A portuguesa TAP, que foi considerada a quinta companhia aérea mais segura para 2022 pela AirlineRatings.com, não se encontra no top 20 das melhores companhias aéras de 2022.

Saiba quais são as melhores companhias aéreas para 2022, segundo a AirlineRatings.com

1. Qatar Airways
2. Air New Zealand
3. Etihad Airways
4. Korean Air
5. Singapore Airlines
6. Qantas
7. Virgin Australia
8. EVA Air
9. Turkish Airlines
10. All Nippon Airways
11. Cathay Pacific Airways
12. Virgin Atlantic
13. Japan Air Lines
14. JetBlue
15. Finnair
16. Emirates
17. Hawaiian
18. Air France/KLM
19. Alaska Airlines
20. British Airways