Quando a pandemia provocada pela covid-19 der tréguas, poderemos voltar a viajar de forma mais tranquila. E que tal começar por descobrir cidades menos conhecidas pela Europa?

O site Culture Trip elaborou uma lista, aconselhando evitar grandes metrópoles como Paris ou Londres, com dez jóias a descobrir no velho continente, e uma delas é portuguesa.

Odense, Dinamarca

Sendo o berço do amado escritor Hans Christian Andersen, Odense oferece aos seus visitantes um bilhete para um livro de contos de fadas. A cidade dinamarquesa está repleta de monumentos dedicados ao autor. Odense é a terceira maior cidade da Dinamarca e como acontece na maior parte do país, as pitorescas ruas da cidade são projetadas para ciclistas e pedestres, tornando esta cidade uma paragem ideal para andar de bicicleta ou caminhar pelas ruas.

Freiburg im Breisgau, Alemanha

Uma cidade encantadora, situada numa colina coberta de árvores. O cenário pitoresco é perfeito para um fim de semana relaxante ou apenas uma agradável viagem de um dia para os turistas que estão em Basileia ou Zurique. Esta pequena joia também é conhecida pelos seus vinhos fabulosos, pequenos canais, o Museu Augustiner e a Catedral de Münster, uma das igrejas mais antigas de toda a Europa.

Maastricht, Holanda

Sem a fama mundial de Amsterdão, Maastricht é igualmente bela. A cidade pode ser facilmente explorado a pé e, como uma das cidades mais antigas da Holanda, tem muitas pontos históricos para os visitantes descobrirem. Maastricht também conta com vinhas espetaculares, galerias de arte brilhantes e restaurantes requintados.

Matera, Itália

Novo filme de James Bond convida-nos a visitar (o mais rápido possível) esta zona secreta de Itália com paisagens deslumbrantes
Novo filme de James Bond convida-nos a visitar (o mais rápido possível) esta zona secreta de Itália com paisagens deslumbrantes
Ver artigo

Com casas trogloditas, antigas igrejas nas cavernas e cisternas subterrâneas de água, Matera é, ainda, desconhecida pela maior parte dos turistas que visitam Itália. Por isso, antes que estreie o novo filme de 007, cujo última filme (Sem Tempo para Morrer) foi gravado em Matera, visite antes que fica muito popular.

Mons, Bélgica

Coroada como Capital Europeia da Cultura em 2015, Mons é a casa de três obras-primas que integram o catálogo do Património Mundial da Unesco: o Campanário, as Minas Neolíticas em Spiennes e o Dou Dou. Apesar de ser menos famosa que Bruxelas, Bruges e Ghent, esta cidade belga tem impressionantes edifícios civis, religiosos e militares.

Pilsen, República Checa

Pilsen fica a cerca de 90 quilómetros de Praga e embora não seja tão conhecida como a capital checa, tem muito a oferecer. No centro da cidade encontra-se uma praça antiga e pitoresca, ladeada por belas árvores e jardins encantadores. É o berço da cerveja Pilsner e lar da Skoda. Os visitantes podem explorar os vários museus e galerias de arte que estão espalhados pela cidade ou desfrutar de uma noite de música ao vivo.

Toruń, Polónia

Diferente de Cracóvia e Varsóvia, Toruń é um dos segredos mais bem guardados da Polónia, sendo o local de nascimento do famoso astrónomo Nicolaus Copernicus. A cidade está repleta de atrações referentes a ele, incluindo uma estátua construída em sua homenagem, assim como um museu que costumava ser o seu lar. Toruń é especialmente conhecido pelo seu pão de mel, ou pierniki em polaco, e pode ser encontrado em quase todas as lojas da cidade.

Vézelay, França

As suas paisagens e arquitetura pitorescos fazem de Vézelay um lugar a conhecer o mais rápido possível. Também é conhecida pelos seus vinhos brancos, lojas peculiares, galerias de arte e cafés charmosos.

Sibiu, Roménia

É uma fusão das culturas romena, alemã e húngara. Sibiu pode ser facilmente explorada de bicicleta ou a pé. Perca-se pela cidade velha e deleite-se com a beleza da arquitetura antiga. Não perca a Cidadela de Sibiu, uma das mais bem fortificadas da Europa, que permanece muito bem preservada.

Coimbra, Portugal

A minha tem mais encanto do que a tua. Afinal, onde estão as ruas mais bonitas de Portugal?
A minha tem mais encanto do que a tua. Afinal, onde estão as ruas mais bonitas de Portugal?
Ver artigo

De acordo com o Culture Trip, Coimbra é rica em história medieval e cultura vibrante. Destacando a zona universitária e as grandes igrejas da cidade. A publicidade refere a arquitetura que remonta à era romana e as muitas galerias de arte. “Coimbra possui arredores tão deslumbrantes quanto a própria cidade”.

Veja na galeria abaixo as imagens destas 10 belas cidades

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.