Antes da Guerra na Ucrânia e consequente encerramento de todas as operações na Rússia, o país tinha 17 lojas abertas ao público, sendo um dos mercados mais rentáveis, financeiramente, para a empresa sueca.

A Ikea é uma das maiores empresas do mundo, tendo faturado globalmente no ano passado cerca de 13 mil milhões de euros.

A primeira loja da marca abriu as portas em 1958, em Älmhult, na Suécia, país originário. Sendo assim, seria expectável que este país contasse com o maior número de lojas inauguradas no mundo, mas não é bem assim. Aliás, nem os vizinhos escandinavos (Dinamarca e Noruega) nem os nórdicos (que inclui também a Finlândia e Islândia) integram os dez primeiros lugares.

Dinamarca e Finlândia têm o mesmo número de lojas abertas que Portugal e a Islândia apenas tem uma.

Outro dado curioso desta lista é que o número de lojas da marca sueca não aumenta em proporção com o de habitantes nem por tamanho territorial. Países como Estados Unidos da América e China estão muito próximos da liderança, mas não são os que mais gostam de encaixar peças dos móveis da Ikea.

Se ficaram curiosos, então veja a lista na fotogaleria abaixo:

A Ikea foi fundada por Ingvar Kamprad em 1943 e surgiu como uma empresa que vendia por correspondência através de catálogo, na cidade florestal de Älmhult, na Suécia. Atualmente, é a marca mais conhecida no mundo de móveis e decoração, oferecendo design e conforto acessíveis à maioria das pessoas em todo o mundo.

A Ikea entrou em Portugal em 2004, com a abertura da Ikea Alfragide, e tem, atualmente, cinco lojas - Alfragide, Loures, Loulé, Matosinhos e Braga.

Em 2021, a empresa sueca faturou 462 milhões de euros no território português e emprega cerca de 2.500 colaboradores, recebendo cerca de 14 milhões de visitas anualmente nas lojas físicas e 30 milhões via online.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.