O paraíso está à distância de um curto voo a partir de Lisboa. Em pleno oceano Atlântico, Porto Santo tem tudo para fazer das suas próximas férias as melhores de sempre. Especialmente se for fã de praia e do dolce far niente.

Nove quilómetros de areal dourado e um mar com uma transparência e temperatura de meter inveja às Caraíbas fazem da praia de Porto Santo uma das mais procuradas por turistas de todo o mundo. Ideal para horas e horas de puro descanso, é também perfeita para os adeptos de desportos como o stand-up paddle, o windsurf ou o kitesurf. Os batismos de mergulho são também muito populares por aqui.

Bem-estar e natureza

Porto Santo: para os amantes de praia...e não só
créditos: Reinaldo Photography/Unsplash

Sabia que tanto a areia como a água do mar de Porto Santo têm reconhecidas propriedades terapêuticas? Visite um dos spas especializados da ilha e deixe-se conquistar pela talassoterapia e cubra-se com as areias quentes. Existem tratamentos para várias condições e ainda outros para quem precisa de afastar o stress e regressar a casa com as baterias recarregadas.

Os amantes da natureza e das caminhadas não vão ficar desiludidos. Se faz parte do clube, calce as sapatilhas, respire fundo e meta-se ao caminho até à Vereda do Pico Branco. O trilho tem 2,7 quilómetros (com uma duração de 90 minutos) e foi em tempos um troço de passagem para os burros de carga. Leve a câmara porque vale a pena registar a flora que por aqui existe.

Porto Santo: para os amantes de praia...e não só
créditos: Marco Pires/Unsplash

Outra sugestão de passeio inesquecível é o Pico do Facho que com os 517 metros, é um dos mais altos da ilha. Reza a lenda que aqui se acendiam fachos para avisar da aproximação de barcos inimigos. Junte ao roteiro o Pico Ana da Ferreira, uma das principais atrações naturais da ilha. É aqui que pode ficar a conhecer o ‘piano’, um conjunto de colunas prismáticas resultantes da atividade vulcânica. Caso não queira subir a pé – o que é relativamente fácil – pode optar por um percurso para viaturas todo-o-terreno. Por fim, o Pico Castelo. No alto deste cume, uma fortaleza do século XVI assinala a resistência às frequentes invasões dos piratas franceses e argelinos. Nestes tempos mais pacíficos, oferece um miradouro que nos presenteia com uma vista deslumbrante sobre Porto Santo.

Uma visita à capital

Porto Santo: para os amantes de praia...e não só
créditos: Nuno Caldeira/CC BY-SA 4.0

Entre mergulhos, banhos de sol, mais uns mergulhos e uma ou outra caminhada, vale a pena dar um salto a Vila Baleira, a capital da ilha. Na verdade, é a sua única cidade. Fundada em 1419 por Bartolomeu Perestrelo, apresenta diversos motivos de interesse, como a Casa de Colombo, que assinala a passagem do descobridor por Porto Santo; o Largo do Pelourinho e os Jardins do Infante, onde vale a pena passear, aproveitar a sombra das palmeiras e beber água de uma das fontes, que se diz ser boa para problemas renais.

Da lista de ex-libris de Porto Santo fazem também parte as Casas de Salão, que se distinguem pela sua cobertura de argila amarela conhecida na zona como ‘salão’ e foram recuperadas para turismo rural. Outro bilhete postal são os moinhos de vento, engenhos que se instalaram no final do século XVIII graças ao baixo-relevo e aos contantes ventos de vários quadrantes que sopram na ilha.

Marisco, peixe e… lambecas

Porto Santo: para os amantes de praia...e não só
créditos: Thomas Schoch/CC BY-SA 3.0

Pratos de comer e chorar por mais não faltam por estas bandas. Para entrada, as irresistíveis lapas grelhadas. O polvo, o gaiado e o atum são algumas das melhores escolhas como prato principal. Guarde um cantinho para a sobremesa, porque vai ser difícil resistir aos bolos de mel ou às lambecas, os gelados da ilha servidos em copos de bolacha, que já se tornaram um cartão-postal.

Diga adeus, stress, até mais ver. Porto Santo tem tudo para umas férias em modo zen, com muita praia, natureza, história e sabores que justificam reagendar a dieta. Um pequeno paraíso, que espera por si, mesmo aqui ao lado. Faça já a sua reserva com a TAP e boa viagem!

Porto Santo ida e volta desde 129€