1. Vestir roupa branca

É uma tradição que vem do Brasil: vestir roupa branca na passagem do ano para trazer sorte e paz.

2. Saltar sete ondas

Mais uma tradição brasileira, onde, caso o novo ano seja recebido na praia, deve-se saltar sete ondas, pedindo um desejo a cada salto.

Saltar ondas
Praia de Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil créditos: DANIEL RAMALHO / AFP

3. Decorar a porta de casa com cebolas

Na Grécia, as cebolas são um símbolo de boa sorte e fertilidade, por isso, é tradição nesta data decorar as portas de casa com cebolas.

4. Dar um mergulho

Em muitos países, inclusive em Portugal, existe a tradição de dar um mergulho para receber o novo ano da melhor forma.

5. Saltar de uma cadeira

Na Dinamarca, existe a tradição de saltar para o novo ano de cima de uma cadeira. Quem o fizer vai receber sorte e espantar os espíritos maus.

6. Comprar um novo amuleto

Na Alemanha e na Áustria, há o costume de oferecer a amigos e familiares amuletos da sorte que podem ser em forma de porcos, trevos e limpadores de chaminés.

Comprar um novo amuleto
O porco é amuleto da sorte créditos: Unsplash

7. Queimar o ano velho

Do Equador chega-nos a tradição de queimar o ano velho e aquilo que ele teve de pior. Bonecos de serrim são queimados em fogueiras e, para garantir mais sorte, há quem salte 12 vezes sobre o fogo.

8. Atirar água pela janela

Em Porto Rico, existe a tradição de atirar-se um balde de água pela janela para espantar os espíritos maus. Os porto-riquenhos também espalham açúcar no lado de fora das casas para atrair a boa sorte.

9. Esmagar romãs na porta

A romã é um dos símbolos de sorte da passagem do ano. Na Turquia, há uma tradição que implica esmagar uma romã na soleira da porta, quantos mais pedaços ficarem espalhados, mais próspero será o ano.

Romãs
Romãs são um símbolo de boa sorte créditos: Unsplash

10. Comer Hoppin’ John ao jantar do dia 1

Este prato famoso da culinária do sul dos Estados Unidos tem como base o feijão frade, salsicha ou carne de porco, couve, arroz e molho de tomate. Diz a tradição que quem comer um prato de Hoppin’ John no jantar do primeiro dia do ano vai ter sorte e paz nos próximos 365 (ou 366) dias.