Uma ponte temporária sobre a Fontana di Trevi, em Roma, foi inaugurada neste sábado para permitir que os turistas visitem o famoso local na capital italiana enquanto está em curso uma limpeza completa.
A ponte foi projetada para permitir que cerca de 130 pessoas de cada vez observem a fonte de perto. Será removida ao final do restauro, em dezembro.
Dessa forma, os turistas terão “uma experiência que não será prejudicada por multidões excessivas”, disse o presidente da Câmara de Roma, Roberto Gualtieri.
Esse ícone barroco construído na fachada de um palácio é um dos locais mais populares da capital italiana, que ficou famoso pelo filme de Federico Fellini “La Dolce Vita”, no qual Anita Ekberg convida Marcello Mastroianni para se juntar a ela na piscina da fonte.
Tradicionalmente, muitos turistas atiram moedas na fonte como um amuleto de boa sorte. Normalmente, a fonte recebe entre 10.000 e 12.000 visitantes por dia.
Durante a limpeza, os turistas não poderão atirar moedas ao lago artificial. As autoridades montaram um pequeno reservatório para coletá-las durante esse período.
Esse reservatório “permite evitar o lançamento de moedas que, sem água, danificariam a fonte”, explicou Gualtieri, acrescentando que quem fizer isso será multado.
A estrutura também permite que as doações para associações romanas que ajudam pessoas carenciadas continuem.
Semanalmente, as autoridades recolhem cerca de 10.000 euros em moedas da Fontana di Trevi, que são doados à Caritas para financiar refeições, disse Gualtieri.
A fonte já havia sido completamente limpa há uma década, durante uma restauro de 18 meses financiado pela Fendi. Naquela ocasião, a marca italiana instalou uma ponte de acrílico sobre o lago, permitindo que os turistas continuassem a admirar o monumento.
O trabalho atual envolve a remoção de depósitos de cal na fachada, que podem escurecê-la com o tempo, e a remoção de materiais soltos entre as pedras, onde cresce vegetação invasora.
Comentários